segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Porque no te callas?



Se há pessoa que tem sido crítica de Jorge Jesus, tenho sido eu. Como todos os benfiquistas, aqui n'A Nossa Mística, somos exigentes (por vezes em demasia) para com os que representam o nosso clube. Está no DNA do clube, da mística e do 3º anel, sermos assim!

Mas há alturas em que, quem tem um mínimo de responsabilidade no clube (qualquer que seja o seu papel) tem que enfiar no saco toda e qualquer opinião sob pena de fazer (muito) mais mal que bem...

O Sr. Varandas Fernandes, vice-presidente, veio a público hoje afirmar que o contrato de Jorge Jesus só será renovado no caso de ele vencer o campeonato. Até pode ser verdade mas lembrem-se que há décadas que não temos um treinador que, mesmo fazendo as suas asneiras de vez em quando, conseguisse colocar a equipa a jogar tão bom futebol. Pior é o timming destas declarações:
- Numa altura em que disputamos 4 competições em paralelo, a última coisa que se quer é fazer mais pressão sobre os jogadores e equipa técnica. Há que rumar no mesmo sentido e que cada um se foque no que é essencial: os jogadores em jogar, defender, marcar e ganhar, o treinador em afinar a máquina, escolher os melhores em cada ocasião, montar as tácticas vencedoras e motivar os jogadores numa fase crítica e desgastante da época.
- Fazer este tipo de ultimatos, desfoca o treinador e todo o universo do clube para questões que não interessam agora. Mais, cria no treinador uma pressão adicional e uma vontade, conhecendo Jorge Jesus, em pensar em sair no fim da época (ou ficar a um custo ainda maior). Porque há quem o queira desesperadamente para os lados do Olival.
- Façam o vosso trabalho, cada um na sua área. Quando a altura chegar, falamos disso!

Todos sabemos que Jorge Jesus não vai renovar já com o Benfica. Eu se fosse Director Desportivo do Sport Lisboa e Benfica renovava com Jorge Jesus na semana antes do jogo FC Porto-Benfica. Isto sim era uma grande jogada psicológica. Dava moral ao treinador e jogadores, ao mesmo tempo que roubava essa hipótese a Pinto da Costa que está ansioso por levar Jorge Jesus para o Porto.

Há pessoas que por excesso na procura de protagonismo...se tornam absolutamente irrelevantes...

Pedro Martins

PS: Alguém vê alguém preocupado com a renovação de Vítor Pereira no FC Porto? Claro que não porque ninguém naquele clube fala sem obedecer a uma política integrada de comunicação, interna e externa. Que parece tardar no Sport Lisboa e Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário