sexta-feira, 29 de junho de 2012

Quando a esmola é muita...

...fico de olhos e ouvidos muito abertos à espera do que vai acontecer...

Então nas vésperas de começar a nova época (há equipas que começam a pré-época na próxima semana) a Liga decide proibir empréstimos de jogadores a equipas do mesmo escalão. Por princípio até concordo mas não assim, em cima do joelho.

Se por um lado, terminam os favores e as suspeições associadas aos empréstimos dos (muitos) jogadores que constam das fileiras dos principais clubes (Benfica e Porto à cabeça), por outro faz sentido que jogadores possam rodar noutros emblemas em termos de evolução.

E até aposto que esta medida não vai ser aprovada pela Federação Portuguesa de Futebol. Porque vai mexer com os interesses de quem manda. Não vejo Fernando Gomes a deixar passar esta medida.

Mais grave, e com bastante mais impacto, é a medida relacionada com os Direitos de Transmissão. O Presidente da Liga foi mandatado pela maioria dos clubes para negociar directamente com a Olivedesportos um contrato global que viria a substituir os contratos individuais actuais (duplicando as receitas actuais dos clubes)... E caso as negociações não surtam efeito, o Presidente da Liga está obrigado a fazer queixa às autoridades por abuso de confiança!!!

Há muitas incógnitas e questões que me vêm à cabeça sobre este assunto:
1) Será coincidência que nas vésperas de o Sport Lisboa e Benfica terminar a sua ligação ao ruinoso contrato com a Olivedesportos surgir com mais força a hipótese de uma contratação colectiva de direitos televisivos?
2) A Olivedesportos, que domina o futebol português (porque é que alimenta o sistema com os seus milhões), vai aceitar pagar muito mais do que paga hoje a troco de quê? Porque os clubes estão falidos, logo a sua posição negocial é ainda mais fraca, mesmo agregando todos num único contrato...
3) Até que ponto estamos a ver apenas o que nos deixam ver e isto não é mais uma manobra para manter o controlo do sistema quando o filão de ouro "Sport Lisboa e Benfica" parece ameaçado?

Junte-se a estas decisões as polémicas palavras de António Oliveira sobre o irmão e temos muito com que nos preocupar. Ainda por cima porque do lado de quem manda no nosso clube, o silêncio é total sobre o assunto...

M. 

3 comentários:

  1. Mais ainda....a própria Olidesporkos...e o grupo Controlinveste estão neste momento com tremendos problemas bancários fruto de compras dos jornais Diário de noticias, Jornal de Noticias e TSF, com fundos emprestados pela CGD coma protecção do amigo Sócrates...agora que chegou a altura de pagar é "que a porca torce o rabo"

    ResponderEliminar
  2. Nesta negociação colectiva o unico prejudicado é o SL Benfica..mais ninguém.

    Se isto fosse avante a repartiçaõ dos dinheiros era feita como em Inglaterra. Só que uma coisa é certa, o nosso mercado é diferente do Inglês, ou seja, só o Benfica representa entre 60 a 70 % do mercado televisivo, e quanto receberíamos desse bolo??? 15, 17 %???

    Tenham juizo...

    ResponderEliminar
  3. Esta cena dos direitos televisivos... ui ui ui... vamos ver como a direção se move nestas areias escaldantes e movediças... de uma coisa eu tenho certezas - a Benfica Tv a emitir os jogos, com uma assinatura na ordem dos 5 euros cativava muito mais que os 250 mil sócios + se juntarmos a isso as receitas de publicidade que aumentariam à medida que os assinantes subissem de número - teremos aqui números que andariam sempre bem acima dos 15 milhões limpos ano... esta cena dos direitos televisivos e tal o Benfica poderia aceitar desde que a sua cota parte fosse sempre superior em 50% relativamente aos direitos de FCP e SCP... nós sozinhos somos mais que estes juntos (em termos de audiências)...

    ResponderEliminar