terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Agora que a poeira assentou, vamos lá pensar...

Um jogo ganho nos descontos.
Um jogo ganho fora, para a Liga Europa, em que, confessemos, tivemos grande capacidade de sofrimento mas alguma sorte.
Um jogo empatado por erros inadmissíveis e por culpa própria.
Incapacidade em vencermos em casa o nosso maior rival do momento: FC Porto.

Sim, o penalti sobre Gaitan é penalti. E claro que o jogo com a Académica tinha que ter 5 ou mais minutos de descontos face à estratégia montada por Pedro Emanuel. Também concordo que a expulsão de Matic é forçada e que há excesso de zelo na expulsão de Cardozo.

Mas todos sabemos (e na equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica o sabem ainda melhor) que se vamos ser prejudicados pela arbitragem, mais vale prevenir, não provocar situações limite e encarar cada jogo ainda com mais preocupação e cuidado. Se vamos jogar numa partida arbitrada por um qualquer Pedro Proença desta vida, então nada de discutir as decisões nem dar razões para fazerem o que mais adoram: prejudicar-nos. Mais, há que saber que nestes jogos não descansamos enquanto não marcarmos 2 ou 3 golos. Porque aí nem o mais imaginativo dos árbitros nos faz perder!!!

E é aqui que eu quero chegar: consecutivamente, nos últimos 4 anos, chegamos a Janeiro/Fevereiro/Março e a equipa perde gás. Os jogadores correm menos (ou mais mas sem o mesmo fulgor), os golos teimam em não aparecer, os automatismos não surgem, há jogadores (como Salvio, por exemplo) que parecem estar a menos de metade da sua capacidade...

A época decide-se até 17 de Março, quando jogamos no D. Afonso Henriques para o campeonato. Faremos, desde 10 de Fevereiro, 9 jogos em 35 dias (que serão 11 jogos em 35 dias se ultrapassarmos, como espero, o Bayer Leverkusen). Até lá:

21 Fevereiro - Benfica-Leverkusen (Liga Europa)
24 Fevereiro - Benfica-Paços de Ferreira (Liga ZON Sagres)
27 Fevereiro - Braga-Benfica (Taça da Liga)

3 Março - Beira Mar-Benfica (Liga ZON Sagres)
7 Março - Benfica-Dínamo Kiev ou Bordéus (Liga Europa)
10 Março - Benfica-Gil Vicente (Liga ZON Sagres)
14 Março - Dínamo Kiev ou Bordéus-Benfica (Liga Europa)
17 Março - Guimarães-Benfica  (Liga ZON Sagres)

Jogamos com o 3 classificado da Liga, vamos a Braga para a Taça da Liga, um jogo teoricamente mais simples em Aveiro (para onde, coincidência das coincidências, foi agora um treinador anti-Benfica confesso: Costinha), um jogo para a Liga Europa, uma recepção ao Gil Vicente, sempre difícil, uma viagem ou a França ou à Ucrânia (!) e uma deslocação a Guimarães...

Temos uma equipa bem mais curta depois das saídas em Janeiro. E perante este cenário, as habituais ameaças que pairam sobre situações menos claras, estou preocupado. Se acredito? Claro! Se temos condições e equipa? Parece-me que sim! Mas os sinais, mascarados com algum barulho que se tem feito sobre outros assuntos, dão-me alguma preocupação.

Espero estar redondamente enganado e vir aqui a 17 de Março escrever sobre esta fase mais complicada já ultrapassada com êxito. Precisamos de concentração e de dedicação extrema dentro de campo. Cá fora, têm toda uma nação benfiquista a torcer por vocês!!!

P.

2 comentários:

  1. Lutamos contra muitas equipas pró-porkos... repararam que o Beira Mar só substituiu o treinador depois de perder com os corruptos donos do sistema? Sermos campeões é uma luta titânica... e serei o último dos benfiquistas a criticar um dirigente nosso ou staff técnico... e muito menos um jogador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sejamos digno do nosso passado... sejamos ótimitas e recusemos agoureiros e detratores d JJ. Já está tudo visto... se o glorioso não ganha este campeonato os pastores anunciadores da desgraça e seu rebanho vão ser impiedosos com o melhor treinador que tivemos pós Sven Goran Ericcson.

      Eliminar