quinta-feira, 17 de maio de 2012

A minha verdade! Nada mais...




Aguardei até o terminus da época para fazer o meu balanço/análise, a espera revelou-se importante na medida em que os últimos tempos da vida do nosso clube tem sido pródiga em situações merecedoras de atenção.

Por uma razão meramente sistemática, opto por elencar os assuntos por tópicos. Importante voltar a referir que este blog e a página de "A Nossa Mistica" no facebook não segue qualquer linha editorial, os seus elementos são completamente livres e responsáveis individualmente pelas suas opiniões, na tradição democrática que sempre caracterizou o Sport Lisboa e Benfica.


Época 2011/2012

Esta época desportiva e nela se inclui campeonato e demais competições foi um fracasso. A expressão fracasso não é usada de forma leviana, na verdade há já alguns anos que nos prometeram (sócios e simpatizantes do SLB), uma aposta na componente desportiva do Clube.

Assim sendo, não ganhar o campeonato depois de ter uma vantagem importante sobre o segundo classificado e ser eliminado da Taça de Portugal é falhar desportivamente. Isto é aquilo que se pode chamar de verdade insofismavel, não há ocorrência, situação ou casualidade que a justifique.
A desculpa "arbitragem" é abjecta, na medida em que constitui uma clara estratégia de desresponsabilização dos corpos sociais do Sport Lisboa e Benfica. E quem tem medo da responsabilidade, não pode servir este clube.

Sim houve erros de arbitragem, sim fomos prejudicados em vários jogos, mas não foi isso que nos fez perder a vantagem que tínhamos nem foi isso que nos retirou da final da Taça de Portugal.

Pior, a equipa revelou pelo segundo ano consecutivo uma tendência para claudicar precisamente nos jogos/momentos mais importantes, esta não é a marca de um campeão, nem tão pouco de uma equipa que se sente ganhadora.

É verdade que ganhámos uma Taça da Liga e chegámos aos Quartos-de-Final da Liga dos Campeões, não menorizo nenhum dos feitos e tenho aqui defendido a injustiça que foi feita à equipa pelo menosprezo da Taça da Liga. No entanto, conforme já reconhecido por responsáveis do nosso Clube, não eram estes os objectivos definidos para esta época. E assim sendo, ela foi um FRACASSO!

Irá a culpa morrer solteira?

Equipa Técnica

Jorge Jesus e demais staff fez este ano o 3º ano consecutivo no Sport Lisboa e Benfica, tem gozado de uma total estabilidade, facto que há muito não se via no nosso clube, o que lhe aumenta a responsabilidade e diminui as desculpas. Acresce ainda que nunca o Sport Lisboa e Benfica gastou tanto dinheiro em jogadores, ou seja, há muito que não tínhamos equipas tão boas.

Mais uma vez, nem tudo é mau, na medida em que JJ tem conseguido valorizar alguns jogadores, no entanto, para cada jogador que rende 20M€ (Brutos, é preciso saber quem o comprou, logo, quem recebe parte importante do lucro), há muitos milhões gastos sem qualquer retorno, nem rentabilização desportiva. Entre muitos: Shaffer, Enzo Perez, Jara, Fernandez, Kardec, Airton, Rodrigo Mora, Urreta, Eder Luis, etc...

Ou seja, para perceber como fica o saldo deste deve/haver, teríamos de ter muito mais informação do que a disponivel.

Por tudo isto e face aos resultados, 1 campeonato em 3 anos, 1 meia-final da Taça Uefa perdida para o SC Braga e 3 Taças da Liga, ficamos a perceber que embora o Sport Lisboa e Benfica se tenha conseguido manter no topo nacional, 3 anos de trabalho de JJ, acompanhados do maior investimento em jogadores na história do clube, redundaram em 1 Campeonato e 3 Taças da Liga...

Mas o pior nem é isso, são as razões. Jorge Jesus pode ter muitas qualidades, mas tem um defeito que se sobrepõe a todas elas... A Teimosia! Nunca foi um treinador humilde na maneira de se exteriorizar, mas era menos arrogante intelectualmente quando chegou ao Clube. O campeonato ganho no primeiro ano, conjugado com a pressão de treinar o maior clube português, revelou-se pesado demais para ser gerido ao nivel do "Ego".

Há 2 anos assistimos a uma insístencia insana em Roberto que teve como consequência perca directa de pontos, este ano a teimosia chamou-se Emerson. Ninguém está acima do Sport Lisboa e Benfica, pelo que o "Ego" do treinador, a vontade que tem de provar que tem razão, não pode ser posta acima dos interesses do clube. JJ usou de dolo na forma como insistiu nos seus jogadores "fetiche", sobrepondo o seu Ego ao Sport Lisboa e Benfica. Ao contrário do que diz o amigo Manuel Sérgio (que claramente deveria ficar pela filosofia), a recorrência deste comportamento revela alguém que não tem capacidade de evoluir...

Os resultados estão á vista e são inevitavelmente negativos.

Por tudo isto, Jorge Jesus (e restante equipa técnica) esgotou o seu tempo ao serviço do Sport Lisboa e Benfica! Basta!

Direcção

Não me vou alongar pelas questões relacionadas com a parte financeira, elas estão suficientemente debatidas pelos diversos blogs que preenchem a blogosfera benfiquista, o que me releva dizer é que à semelhança do que tem acontecido com o treinador, nunca um Presidente (nos termos modernos) teve tanta estabilidade de "governação" como Luis Filipe Vieira. Estamos a falar de 10 anos de Sport Lisboa e Benfica.

Assim como no caso do treinador, o Presidente do Clube e da SAD, vive de resultados desportivos e financeiros. Se os segundos não abordarei, os primeiros são inequívocos: 10 anos... 2 campeonatos!

Convivi bem com os primeiros anos de "governação", o Benfica tinha passado pelos seus momentos mais negros, provavelmente os mais negros desde a crise de 1907. 

No entanto, cedo se percebeu que LFV não é Cosme Damião... Aliás nem proximidade se encontra...

Desde logo porque Cosme Damião era benfiquista até aos ossos e LFV não se entende o que é, depois porque Cosme Damião recuperou o clube financeiramente recorrendo à paixão benfiquista, não à contabilidade criativa.

E é isso que a meu ver falta ao nosso clube, paixão clubística, aquela paixão que só os benfiquistas podem sentir. A paixão que leva amigos e famílias inteiras a encher os Estádios por este país fora. Isso não se compra, isso vive-se.

Mas essa paixão, essa alma benfiquista, só a pode sentir quem tem. Da mesma maneira que eu não era capaz de a sentir se fosse trabalhar para o SCP, Luis Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira (Principais decisores da vida do Clube e da SAD), não serão NUNCA capazes de a sentir em relação ao Sport Lisboa e Benfica!

É esse amor, quando tudo o resto falha que serve de medidor da seriedade! A Benfica SAD é uma empresa no sentido jurídico do termo, mas na sua vida societária existe um elemento que não sendo contabilizável, é crucial para o sucesso da sua gestão, a PAIXÃO CLUBISTICA!

É esse elemento e não o mero sucesso desportivo que leva a "apertar", no bom sentido com jogadores e equipa técnica, é esse elemento que impede que se marque, quase para a mesma hora, um jogo importante de Juniores no Seixal e um jogo dos Séniores no Estádio da Luz, é esse elemento que faz a diferença entre uma equipa dar o máximo e dar até o que pensava não ter... É esse elemento que falta ao nosso Sport Lisboa e Benfica!

Dito isto, convém salientar que embora defenda uma mudança de Direcção não defendo uma mudança a todo o custo. Tenho memória e quero ter futuro... Por isso assusta-me quando aparecem seres vivos como Bruno Carvalho, António Figueiredo e mais recentemente um Fernando Tavares que trará inevitavelmente atrás de si (de forma oficial ou não oficial) José Veiga, uma pessoa que chegando ao nosso clube significará certamente algo muito pior que a actual Direcção (Um ataque ao poder que está a ser planeado há mais de 1 ano). E se o argumento da seriedade não bastasse, bastaria o da falta de PAIXÃO CLUBISTICA acima expresso. Para "mudar as moscas" não contem comigo...

Entre os milhões de benfiquistas que somos estou certo que há gente séria, competente e apaixonada, o nosso Clube precisa de PAIXÃO e EXIGÊNCIA, resta-me esperar que os bons, à semelhança do que fez Cosme Damião em 1907, percebam que esta instabilidade pode transformar o mau em pior e digam presente.

O Sport Lisboa e Benfica, nas pessoas dos seus sócios e simpatizantes chamam por voçês! Digam Presente!

O Clube não acaba sem este Treinador e esta Direcção, o Sport Lisboa e Benfica tem 108 anos...

HJB

Sport Lisboa e Benfica!
SEMPRE!!

(HJB opta por não usar o Acordo Ortográfico em vigor)

5 comentários:

  1. mais um que faz o branqueamento da vergonha!

    há pessoas que gostam mesmo de ser enganadas e roubadas...

    enquanto os benfiquistas andarem constantemente a desculpar a corrupção vão ganhar é calos na xuxa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro "Anónimo", gostaria de responder mas torna-se impossivel o diálogo com alguém que não se identifica.

      Eliminar
  2. Revejo-me em varias coisas, como o facto de que JJ é realmente uns dos culpados, teimoso e muito egocêntrico, um homem que não sabe dizer nós mas sim o Eu. Em relação á direcção bem eu aí sou um pouco mais digamos, retraído. Acho que o LFV não fez e nem está a fazer um mau trabalho a não ser o silencio em relação ao JJ, mas também compreendo que despender 4 milhões de euros numa rescisão não seja fácil... Substitutos para presidente??? Desculpem mas so vejo 1, Rui Costa o resto mete-me um medo desgraçado ver o meu benfica que tento teve de lutar para sair da lama, do fundo do poço. Em relação aos árbitros e ou arbitragem, meu amigos deixemos de léria, fomos prejudicados tal como fomos beneficiados, tivemos erros graves contra nós como tivemos erros graves a nosso favor... Ano passado o porto foi campeão por mérito deles e este ano fomos nós que lhes demos a merda das faixas, isso que me custa, termos uma vantagem assinalavel e estar-mos a espera de que um arbitro marque um penalti para ganhar jogos??? A equipa do benfica tem de fazer muito muito mais... sempre.

    Saudaçoes benfiquistas...

    Carlos Figueiredo

    ResponderEliminar
  3. Bem ando ha algum tempo "inserido" na blogosfera benfiquista nao costumo nada responder pois os argumentos utilizados e os ataques com maior enfoque pessoal no forum que tenho visto(ser benfiquista) nao merecem que gasto uns parcos minutos a desenvolver respostas.Parece me que tem uma perspectiva bastante coerente da situacao actual, apesar de sentir alguma precipitacao na analise geral que faz tendo muito presente as desilusoes que sentimos neste final de epoca.Completamente normal, mas agora algum tempo passado e de cabeca mas fria temos de ver mais alem e se concordo que se possa melhorar muito a nossa estrutura, principalmente, para outro nivel, nao podemos menosprezar a obra fita ate agora(estadio,caixa futebol campus,pavilhao imperio bonanca,dinamizacao e standartizacao das casas,projecto olimpico,fundacao benfica,museu,benficatv,recuperacao do nosso patrimonio, recuperacao da importancia para as nossas glorias citando as quais acho mais relevantes) bem como se podemos sequer sonhar na europa e portugal pelo benfica de antiguamente á estrutura dos ultimos tempos o devemos.Discutindo os argumentos de principio os objectivos principais em termos desportivos eram ser campeao da liga zon sagres chegar aos quartos de final da champions vencer a taca de portugal e da liga.Sendo assim falhamos 2 cumprimos os outros 2.
    JJ gastou muito dinheiro mas todas as transferencias sao elaboradas com visao a longo prazo o que demonstra uma politica coerente, pois tem dado muitos frutos (o ano passado fomos o clube que mais milhoes arrecadou) e que permite mantermos jogadores de classe com experiencia.Outro aspecto em relacao a este ponto sao alguns dos jogadores que enumerou, mesmo que nao tenham o sucesso desportivo esperado a estrura transferiu percentagens importantes para o bes benfica all star funds.Quanto as suas competencias tecnico tacticas acho que sao inquestionaveis sendo menos convincente a sua personalidade, comunicacao e trato com os jogadores aspectos que cabem a estrutura melhorar, penso que se tornou mais humilde e aberto a outras opinioes desde a epoca passada.nao vejo melhor treinador para nos.
    No que concerne a politica de marketing do clube estou de acordo mas para termos umas coisas nao podemos ter outras.
    Saudacoes
    Fernando amorim

    ResponderEliminar