segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Hinos do Sport Lisboa e Benfica


 
Chegou recentemente ao meu conhecimento que os meios oficiais ou semi-oficiais do nosso clube estão, qual missão de evengelização, a tentar fazer passar uma nova canção, chegando ao ponto de o chamar de "novo hino".

Quero acreditar que isto não passa da iniciativa de alguns individuos de mau gosto, pois se de facto isto é uma coisa séria, e vão cometer a heresia de passar aquela bimbalhada no sistema de som do nosso estádio, algo vai mal no nosso clube.

O Sport Lisboa e Benfica tem 2 hinos oficiais:

"Avante p'lo Benfica", Musica de Alves Coelho e Letra do atleta e dirigente Felix Bermudes, foi apresentado em 1929, na comemoração dos 25 anos do nosso clube.

Este hino foi censurado pelo antigo regime (1942), na medida em que a expressão "Avante" do seu titulo e a conotação de alguns membros da Direcção da altura com a oposição ao regime mostrava-se incomoda, no entanto a letra é muito pouco "comunista" como se pode ver da quadra:

"Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!"

O atribuir pela positiva da caracteristica "Heraldica" à nossa àguia e a referência ao "Padrão da raça", parece-me muito longe dessa veia politica.

Eis o hino e a letra: 



"Ser Benfiquista", Letra e musica de Paulino Gomes Junior, cantado pelo imortalizado Luis Piçarra, apresentado em 16 de Abril de 1953, num sarau de angariação de fundos.

Teve a aderência dos sócios e adeptos e ainda hoje todos o cantam. Até já mereceu recentemente a atenção do New York Times (http://www.nytimes.com/2012/03/27/sports/soccer/for-soccer-fans-showing-support-in-song.html).


Como se vê, estamos bem servidos de hinos, já nos basta as dezenas de musicas que os populares artistas vão fazendo, usando o nome Benfica para se promoverem (Iran Costa, Gentes do Kuduro, etc...), temos inclusivé uma sinfonia feita de raiz pelo grande benfiquista Maestro Victorino d'Almeida, não precisamos que nos imponham um hino novo.

O Benfica somos nós!

Por isso apelo a todos vós que não se deixem levar pela novidade (mesmo que seja imposta no sistema de som do nosso Estádio), o Sport Lisboa e Benfica tem vindo a perder a sua identidade, já aqui vos falei da tripeirização da forma como actuamos, todos sabemos que na direcção existe muita gente que não é do nosso clube. Não deixem que continue o reinventar do Benfica... Sem identidade, seremos "mais um".

Quem não tem passado, não tem futuro!
Honrem a nossa História!

Sport Lisboa e Benfica!
SEMPRE!!

HJB

2 comentários:

  1. Eu ja disse..se ja tinhas as minhas razoes antes,entao agora se comecar a passar essa merda no estadio nem os pes la meto nem que me pague.Podem achar que isto nao tem importancia.mas Tem..Isto nao pode ser.Isto é ridicularizar e banalizar o Benfica,e por aqui se ve que os responsaveis e os profissionais sejam la eles qual for la dentro nao tem ponta de brio nem vaidade nenhuma

    ResponderEliminar
  2. Acho que aquela marcha fúnebre não tem qualquer possibilidade de ter tipo de aderância. Mais grave é ver carraças a comportar-se indignamente a defender o indefensável, é ver atitudes à porco começarem a ser o hábito nos nossos jogadores, treinadores e dirigentes e a massa adepta a justificar essas acções porque os outros já o fizeram ou porque é a única forma de ganhar.

    ResponderEliminar