sábado, 1 de setembro de 2012

Quem ganha o quê com quem?

Como 99% do universo benfiquista e por mais que olhe para a questão de diversos ângulos, não entendo a posição do Benfica na abordagem ao mercado 2012/2013.

Tínhamos identificadas várias necessidades urgentes para a equipa:
- 1 Defesa Esquerdo de raiz com pendor ofensivo mas que desse reais garantias para esta posição.
- 1 Defesa Direito que servisse de alternativa a Maxi, quer em caso de lesão deste, quer para evitar o desgaste da locomotiva uruguaia.
- 1 Defesa central como opção a Luisão e Garay no caso de falha de um destes (embora Miguel Vítor e Jardel estejam a um nível aceitável)

No meio-campo e na linha da frente as opções são variadas e, não saindo ninguém, o plantel oferecia opções bastante interessantes e variadas para a longa época.

Contratações ao pontapé
Depois, ainda a algumas semanas do início da época, começam as contratações em estilo avalanche:
- Luisinho do Paços de Ferreira - não é opção para J. Jesus
- Michel do Paços do Ferreira - foi para Braga, a título de empréstimo
- Hugo Vieira do Gil Vicente - emprestado ao Sporting Gijon
- Ismaily - encaminhado para Braga
- Ola John - 8 milhões por um jogador que só faltou ser agredido por J. Jesus no final de um jogo de pré-época
- Salvio - 12 milhões por um bom jogador mas para uma posição em que estamos bem servidos.
- Lima - não percebo o porquê

Defesa Esquerdo
O lateral esquerdo tornou-se uma novela, do pior que já se viu em termos de transferências. Sempre alimentada por uma Comunicação Social em crise e a precisar vender jornais e publicidade. E espicaçada pelas comentadeiras de serviço (ou ao serviço de interesses de terceiros...). Mau demais para o meu clube. E pior ainda para chegarmos a Setembro sem um lateral-esquerdo que nos dê garantias de que aquela posição está bem entregue.

Atenção que Melgarejo até pode vir a ser bom neste lugar mas para evoluir favoravelmente nesta posição precisa de tempo. Atirá-lo aos leões assim é que não

Eliseu era uma opção interessante mas que estaria ao nível de Emerson. Sílvio era excelente até porque cobria ambos os flancos (servindo de backup a Maxi), Ziegler traria experiência, Rojo era um engano mas existiram no mercado outras alternativas. Por exemplo ainda ontem o Manchester City emprestou aos escoceses do Hibernian o defesa esquerdo Ryan McGivern (22 anos, produto das escolas do City). Não digo que tenha nível para o Benfica mas podia ser uma valorização do negócio Javi Garcia.

Lima?
Lima é bom jogador mas... comprar um jogador em fim de contrato, de 29 anos pela clausula de rescisão e Michel (uma esperança que pode vir a ser bom jogador) a título definitivo??? Estamos assim tão precisados de um avançado com as características do ex-bracarense? E porque razão fazemos nós negócios constantes e regulares com quem tão mal nos tem tratado (lembram-se dos apagões da época passada, das relações do Salvador com o Papa, da forma como os nossos adeptos são agora recebidos em Braga...). Já não basta os empréstimos de jogadores que depois nos fazem falta como Ruben Amorim?

Javi Garcia
A estratégia de ataque do Benfica consiste em subir ambos os defesas laterais para o ataque ao mesmo tempo, abrindo os 2 defesas centrais para as alas (Luisão à direita, Garay à esquerda) e o trinco recuando para o centro da defesa. Desta forma ocupa-se espaço e permite-se um pendor ofensivo constante sobre os 2 flancos. Javi executava este movimento ofensivo na perfeição e quase de olhos fechados (algo que Matic tem mais dificuldade em fazer). Defensivamente o espanhol era enorme, pressionando alto, cobrindo o espaço à frente da defesa, compensando o avanço dos laterais, secando os meio-campistas adversários.

Mais, este murciano entendeu na perfeição o universo encarnado, a relação com os benfiquistas, a Mística do clube e a sua dimensão nacional e internacional. Vivia o clube como poucos, assistia aos eventos e jogos de outras modalidades, sofria como cada um de nós. Vê-lo um dia com a braçadeira de capitão seria normal. Se desportivamente é difícil encontrar um substituto, em relação ao resto diria que é impossível...

Jogadores como Javi Garcia são imprescídiveis. Como tal a clausula de rescisão de 30 milhões já era curta (na eminência da saída, mais valia ter-lhe aumentado o salário e o valor de saída). Pior ainda, o Manchester City, que nada em petrodólares, libertou De Jong (o trinco titular) para o Milan o que quer dizer que era obrigatório, no último dia de mercado, contratarem Javi Garcia...

E o Benfica deixa sair este jogador por 20 milhões de Euros (que podem ser 23...) mais 50% de uma futura mais-valia da venda deste jogador?!?!?!? Isto é um bom negócio? É para negociar desta forma que pagamos principescamente à estrutura da SAD????

Desportivamente é um mau negócio, financeiramente é medíocre. Para além disso damos (mais) uma justificação para não termos bons resultados neste início de época... Ao atleta as maiores felicidades porque deu tudo o que podia ao clube e seguiu o seu caminho de jogador profissional.

Conclusão
Desportivamente, esta época foi mal planeada e, até agora, a execução é pobre. Más aquisições (excepto Salvio mas que veio para uma posição com excesso de jogadores), falhas na construção e um plantel equilibrado para a exigente época.

Financeiramente não vejo o clube beneficiado. Os únicos beneficiados são os que ganham com os movimentos de jogadores (entradas e saídas). A única explicação para este frenesim de compra e venda é seguir o rasto do dinheiro. Como dizem os americanos: "follow the money trail"!!! No dia em que se souber quem realmente beneficia pessoalmente com todos estes negócios, perceber-se-à muita coisa.

Quem ganha o quê com quem? Quem ganha comissões e percentagens de valores de venda, salários, prémios de jogo (presenças na equipa principal) e outras verbas com as vendas, compras e empréstimos de muitos (demasiados) jogadores profissionais do Sport Lisboa e Benfica. Até onde vai a pirâmide de interesses que se escondem por detrás destas dezenas ou centenas de negócios? Porque é que estes movimentos e todas as transações associadas não são públicas ou do conhecimento dos sócios do Sport Lisboa e Benfica??? Voltando ao início, o único ângulo do qual entendo esta loucura de entradas e saídas é seguindo o dinheiro e quem ganha com isso porque desportivamente e patrimonialmente não vejo racionalidade. O passivo do clube continua nos 400 milhões enquanto alguns enchem os bolsos (fundos) à nossa conta...

Para esta equipa directiva apenas interessa serem re-eleitos em Outubro, depois são mais 3 anos de fuga para a frente. A culpa há de ser sempre do sistema e nunca deles próprios. Esquecem-se que, quando saírem (sim meus senhores, um dia irão sair), os sócios e simpatizantes continuam cá, o clube também. E se esse dia for já daqui a algumas semanas?

M.

Sem comentários:

Enviar um comentário