quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Na Mística com... Ricardinho!




Ricardo Braga ou simplesmente...RICARDINHO!

Também conhecido por Mágico, e ídolo de todos os Benfiquistas, Ricardinho para além dos títulos nacionais, já foi Campeão Europeu de Clubes pelo Benfica e venceu o prémio de Melhor Jogador do Mundo!!!

Eis, em EXCLUSIVO A Nossa Mística, Ricardo Braga...


A NOSSA MÍSTICA - Primeiro que tudo, e em nome d´A Nossa Mística, Muitos Parabéns! Foste papá recentemente...! O facto de estares longe, bem longe, mudou alguma coisa para pior no teu profissionalismo? Ou seja, sentes que não deverias estar de volta ao Japão, com a tua família bem longe?

RICARDINHO - Antes demais, Obrigado! E quero que saibam que a princesa é linda... Quanto ao profissionalismo, mudou para melhor, condições de trabalho fantásticas, a equipa tem somente a modalidade futsal, por isso vive inteiramente e dedicadamente para o melhor da modalidade, um dos melhores treinadores do mundo, Adil Amarante, e num País de uma cultura fantástica que esta a fazer de tudo que a modalidade se torne uma potencia no Japão.


ANM - Japão! Terramotos! O que sentiste quando viste que o País onde trabalhavas abanou?


RICARDINHO - Medo, muito medo, e uma vontade enorme de sair do País, para poder viver mais calmamente...


ANM - Regresso a Portugal! Quando sentiste os abalos, se é que os sentiste, pensaste logo no regresso a Portugal!?


RICARDINHO - Senti, primeiro porque no dias seguintes não consegui muito bem entrar em contacto com todos os meus familiares e amigos, e gerou-se uma grande preocupação, e segundo porque queria decidir juntamente com os meus familiares, se voltava ou não ao Japão.


ANM É verdade que chegaste a dizer que assinavas pelo Sporting? Conta-nos essa história...


RICARDINHO - Sim, é verdade que o disse, por uma simples razão: se o Benfica realmente respeita e se orgulha de tudo o que fiz pela modalidade e sente todo o carinho e amor que tenho pelo Clube, devia logo no primeiro minuto que decidi não ficar no Japão mostrar interesse, ou simplesmente enviar uma mensagem ou um telefonema através de algum responsável, a saber como seria o meu futuro por toda a ligação que houve entre atleta e clube, e infelizmente só o fez quando soube dessa possibilidade, coisa que ainda hoje não consegui compreender...


ANM - Não tenho a certeza se ainda apanhaste a fase com Fernando Tavares! Se sim, quais as diferenças que encontraste depois com João Coutinho?


RICARDINHO Sao muitas as diferenças, mas prefiro não entrar em pormenores porque respeito ambos, e sei que o trabalho naquela posição não é fácil.


ANM - André Lima! Como é ele como colega, e como treinador?


RICARDINHO - André Lima como colega é sem duvida aquilo que chamamos de um atleta que quer trabalhar sempre nos limites, que não querer nunca perder, e que tenta sempre fazer o melhor para o grupo! Apesar de eu nem sempre estar de acordo com algumas atitudes, sei que todos somos diferentes e vemos as coisas de maneiras diferentes. Como treinador sinto que ainda tem muito para evoluir, mas acho que tem uma coisa a seu favor que o vai ajudar a ser sem duvida alguma, caso se dedique aos cursos e níveis exigidos, um dos melhores treinadores de futsal, e que é saber o que o jogador pensa, em que situações, e como lidar com eles, porque já la esteve dentro e sabe o que sentimos.


ANM - Cardinali... Alguém que os Benfiquistas odeiam! Como foi o vosso contacto? Falaram sobre essas picardias?


RICARDINHO - Eu e o Cardinal sempre tivemos uma ligação muito grande, de amizade, desde muito novos. Os Benfiquistas odeiam-no porque ele é portista, porque se ele fosse Benfiquista era o maior Benfiquista de sempre e mais amado do que nunca e do que  ninguém, porque ele vive o desporto como ninguém e ama o seu Clube. Sempre falámos das picardias em campo, aliás, deixámos de falar meses ou anos por causa do que se passou em campo, mas voltámos à normalidade há algum tempo.


ANM Benfica? Ainda pode fazer parte do futuro, ou depois de um regresso, vais adoptar a velha máxima, de que nunca se regressa ao sitio onde já se foi feliz?


RICARDINHO - Até se pode regressar, mas muitas coisas têm de mudar, principalmente alguns jogadores que na minha opinião não sentem nem vivem o Benfica como o deviam, e pensam no Clube como uma necessidade para a sua vida e estabilidade.  Não vejo as coisas assim para mim, nem partilho desse pensamento, apesar de pensar que estabilidade precisamos  sempre, mas que não é só isso que conta...  Então continuando assim, tão cedo não voltarei a vestir o Manto Sagrado, aliás ainda hoje não percebo como se conseguiu perder a Mística que jogadores e verdadeiros guerreiros tinham, e que lutaram para que o Benfica chegasse a numero 1 do ranking da UEFA, como por exemplo, Ze Carlos, Zé Maria, Arnaldo, Pedro Costa, André Lima, Rogério Vilela, Náná,  Vitinha entre outros. Mas quem está no comando deve saber bem o que esta a reservar para o Benfica, e espero sinceramente que

 seja o sucesso apesar de não partilhar dessa opinião infelizmente...

ANM O grupo, ou o treinador? O que é mais importante para um regresso? Ou uma razão, mexe com a outra?


RICARDINHO - O grupo! Porque o maior exemplo de que um grupo unido jamais será vencido, ficou provado quando tivemos no Benfica como treinador o Beto Aranha! Ninguém gostou do trabalho dele nem das opções dele, e todos nós sabíamos que se fizemos o que ele queria não venceríamos... Então demos todos as mãos e juntamo-nos um dia antes das finais e definimos um plano... Felizmente fomos Campeões...


ANM - Sabemos que tens como ídolo, Falcão! Sabendo que ambos recuperaram para o Mundial e que Portugal e Brasil fazem parte do mesmo grupo, és capaz de adivinhar o que vais sentir ao defrontar um ídolo que já te elogiou mais do que uma vez?!?!?


RICARDINHO - Vai ser sem duvida alguma maravilhoso poder defrontar o melhor jogador de todos os tempos, e o Mundial sem ele não iria ser o mesmo, por isso fiquei muito feliz pela sua recuperação, mas espero que contra Portugal não brilhe tanto...

ANM Ricardo, sabendo que os teus olhos dizem que morres de saudades das tuas princesas, diz-nos o que é para ti, A Mística do Benfica?

RICARDINHO - A Mística do Benfica é saber que tens de suar a camisola desde o teu primeiro treino ao ultimo, em todos os jogos, quando estás na rua com a Camisola vestida...  Tens de respeitar o próximo, tens de querer vencer sempre, e saber acima de tudo lidar com a pressão que o Maior Clube do Mundo vive e transmite, e saber que milhões desejavam estar no teu lugar mas tu é que tens o privilégio de estar a representar esse Clube!  É transmitir aos mais jovens que estão ali para vencer, não só como atletas mas também como Homens, que tem milhões de olhos em cima deles que nunca os deixarão de apoiar... Esta é a Mística do Benfica, a Mística que me passaram desde o primeiro treino que fiz pelo Benfica, até ao ultimo jogo em que derramei lágrimas de saudades e ainda nem sequer tinha partido.




Da nossa parte, resta-nos agradecer toda a disponibilidade com que o Mágico respondeu ás perguntas colocadas... E para além de muita sorte a nivel profissional, tanto no Japão, como agora na Selecção, também desejar-lhe muitas felicidades a nivel pessoal para si e para a sua familia! 

MUITO OBRIGADO RICARDO! 

6 comentários:

  1. Mais uma grande entrevista Ginha. E muito esclarecedora e que talvez explique o porquê de por mis dinheiro que se gaste, se continue a lutar mano-a-mano com um Sporting que gasta bastante menos e com um Leões de Porto Salvo que gasta muito menos de um quarto da lagartada.

    Notei ainda que preferiu não comentar as diferenças entre responsáveis das modalidades, mas quem conhece os jogadores elogiados, percebe bem que o espírito mudou.

    Compreendo que o Benfica não tenha dinheiro para ele, mas se clhar era preferível ter menos "estrelas" e uma estrela maior do que profissionais bem pagos

    ResponderEliminar
  2. Nem mais B Cool! Para bom entendedor...

    ResponderEliminar
  3. Ricardinho foi excelente! Duma humildade e de uma disponibilidade que não é normal... E não o conheço assim tão bem pessoalmente! Temos tido sorte com os entrevistados...

    Vamos ver os próximos!

    ResponderEliminar
  4. E não cometerei nenhuma inconfidência se disser que a única pergunta que o Ricardo se recusou a comentar, foi sobre a tal história de ir ou não fazer treinos com a equipa de futebol 11... Gostava e espero ainda um dia, saber ao certo o que se passou...

    ResponderEliminar
  5. Acho que é capaz de ter a ver com um factor que tem 2 letras iguais

    ResponderEliminar
  6. JJ? Acho que não...

    Na altura que se falou nisso e até foi capa de um jornal, era Fernando Santos o treinador e foi quando saiu o Simão...

    ResponderEliminar