segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Marítimo-Benfica, a análise possível...


Dificilmente poderíamos ter começado pior o campeonato. Perante um Marítimo tenrinho, com uma equipa mais curta que outros anos embora bem montada por Pedro Martins para segurar o Benfica longe da sua área, fomos uma não-equipa. 

Sim, nos primeiros jogos os jogadores sentem nas pernas o esforço da pré-temporada, dos ritmos dos treinos bi-diários, das cargas físicas mais pesadas e da habituação por parte dos novos membros à nova equipa. Mas isso aplica-se a todas as equipas, logo não serve de desculpa. 

Face ao que sucedeu no fim da época passada e ao atribulado começo desta, impunha-se um Benfica com fome de bola e, mais ainda, com sede de vitória. Uma equipa que mostrasse aos seus adeptos que para esquecer a catástrofe nada melhor que começar a vencer. Um 11 inicial que entrasse em campo para arrasar, qualquer que fosse o adversário, porque não tendo qualquer culpa disso, era o seguinte. Impunha-se uma atitude de força e de absoluta vontade de iniciar aqui um novo percurso vencedor. Até para calar as vozes que se foram levantando ao longo das últimas semanas contra Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira. 


Dois jogadores de cariz defensivo no miolo e Enzo Perez a extremo direito. Gaitan do lado esquerdo, Djuricic no apoio ao ponta de lança Lima. Num ritmo lento, o esquema tactico não resultou. Porque o Marítimo preferiu fechar-se e espreitar o contra-ataque apenas e só quando isso nao colocava em causa a estrutura defensiva. Não só não criámos perigo como fomos amolecendo e dando 45m de avanço ao adversário. Pior, sofremos um golo de grande penalidade que podia ter dado expulsão de Artur num lance em que a defesa falha em colocar o avançado do Marítimo em fora-de-jogo. Terminámos a 1a parte a perder e sem mostrar equipa ou fio de jogo. 

Ao intervalo Ruben Amorim (esforçado mas inconsequente) e Djuricic (praticamente ausente do jogo) ficaram no balneário para dar lugar a Ola John e Rodrigo, passando Enzo Perez e para o seu lugar natural. Se a atitude mudou pouco, percebeu-se que a segunda parte ia dar outro Benfica. Porque Lima libertou-se, Rodrigo entrou bem, os extremos passaram a aparecer mais libertos e a dupla Matic/Enzo reencontrou-se. O golaço de Rodrigo apareceu naturalmente!

Quando todos esperávamos uma reviravolta (porque o Marítimo parecia perder o controlo do meio-campo por falta de pernas) a equipa voltou a cair. Ola John à direita não fez um cruzamento perigoso que se visse, Gaitan aparecia a espaços mas a equipa, como um todo, não se mostrava. A espaços notava-se que os jogadores estavam ausentes, como se não quisessem estar ali ou sentissem uma grande desmotivação...

O segundo golo do Marítimo surge de um ataque em que Maxi fica para trás e Enzo, já cansado, perde no um para um com Heldon. Este centra para Sami (que jogão!) que no meio de 3 defesas do Benfica consegue marcar. 

Tivemos algum azar perante uma equipa que defendeu muito e atacou pouco para merecer 2 golos. Notas positivas para os maritimistas Rossi, Derlei, José Sá e, claro, Sami. No Benfica é difícil destacar alguém mas Matic nunca desistiu e Rodrigo entrou a mostrar que quer mais oportunidades!

Mas se queremos ser campeões precisamos fazer muito mais e ser outra equipa porque assim nada feito. Senti os jogadores distantes, com pouca vontade. Não sei se o balneário está com o treinador ou, como nós está, saturado do treinador. Desconheço se alguns jogadores como Garay ou Matic estão com a cabeça noutros clubes ou com vontade de sair. Apenas sei que quero um Benfica vencedor!

Espero uma mudança urgente de atitude, menos equívocos por parte do treinador e a noção que no ano passado perdemos o campeonato por 1 ponto. Este ano, 3 já foram ao ar... ACORDEM!!!

Pedro Martins

3 comentários:

  1. Parece que depois de um início mais atribulado parece que finalmente estamos a mostrar o que valemos... Os proximos jogos do benfica são decisivos, o 1º lugar é para manter :)

    ResponderEliminar
  2. ler isto depois de ontem dá até arrepios, mas foi o que eu senti nesse jogo, e no segundo o desespero, onde aconteceu isto http://www.youtube.com/watch?v=1HHtbitKASA quase quebrei a casa de tanto gritar.
    Agora fodasse BENFICA CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  3. Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, tudos os pretos e espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

    ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL!!!!!!!!!!!!!

    ================================================================
    **** Os verdades do Putugal som muito, muito dolorosas e seguim VERDADES!!!!****
    http://portugalisxenophobic.blogspot.ca/
    =======================================================================

    ResponderEliminar