quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A Nossa Mística não engole esta SOPA...


Este é um blog de benfiquistas sobre o Benfica. Posto isto, abro um largo parentesis para abordar um assunto que não tem a ver com o nosso clube, futebol ou aquilo que vos traz aqui todos os dias (ok, quase todos os dias...).

Qualquer comunidade "online" vive dos seus membros, daquilo que os une. Este blog não foge à regra. Existe pelo Benfica, por vocês que lêem e discutem (concordando ou não) e pelos conteúdos que aqui vamos escrevendo e partilhando. Não existe e não existirá aqui qualquer censura!

Não impusemos qualquer linha editorial, temas ou nº de posts por cada um de nós e nunca foi limitada qualquer ideia. Para além disso não seguimos uma "agenda" ou interesses de alguém que não seja o de darmos a nossa (pequena) contribuição por um maior Sport Lisboa e Benfica. A liberdade impera e será sempre um valor a seguir por todos nós.

Está em discussão no Congresso norte-americano um conjunto de leis que vai transformar por completo a Internet como a conhecemos hoje. Em nome do combate à pirataria "online" os interesses cada vez mais ameaçados da industria de "Media" escondem-se por detrás do "SOPA - Stop Online Piracy Act"

A coberto da luta contra a partilha de conteúdos, essa legislação vai limitar severamente todos os "sites" que incluam conteúdos produzidos pelo público em geral. Se esta lei for para a frente todos os sites na Internet passam a ser responsáveis por todo o conteúdo neles incluídos (textos, links para outros sites, videos, documentos e mesmo comentários de terceiros). Para além de poderem ser fechados no caso de violarem os direitos de propriedade e as leis americanas, pesadas indemnizações serão impostas a quem for responsável por esse(s) site(s).

Milhares de "sites" que hoje vivem do voluntarismo e da participação de todos nós deixam de existir (ex: Wikipedia, Facebook, Google) e muitos outros mais (praticamente todos os blogs) passam a incluir um risco demasiado alto para continuarem.

Como tal, somos contra o SOPA! Aproveitem para se informarem melhor sobre o assunto que mexe com o nosso dia-a-dia "online".

Fecho o parentesis, perdoem-me a pausa no que realmente interessa! O Sport Lisboa e Benfica irá sempre continuar, aqui, no estádio ou em qualquer lado menos na Sport TV, espero...

M.

1 comentário: