quarta-feira, 16 de maio de 2012

Convocatória de Paulo Bento





Temos 3 jogadores do Sport Lisboa e Benfica nos 23 eleitos por Paulo Bento para o Euro 2012.

Eu digo que são boas notícias. Pela 1ª vez em muito tempo foram escolhidos os que, nos critérios do seleccionador (que podem ser discutidos mas são os dele), lhe dão mais garantias de sucesso e de colocar em campo aquilo que ele quer.

Como qualquer selecção, os nomes escolhidos não são consensuais. E como todos somos treinadores de bancada, bitaites sobre quem vai e fica têm sido mais que muitos... Claro que as opiniões são moldadas de acordo com a nossa cor clubística.

A inclusão de Nelson Oliveira, por exemplo. Para os anti-benfiquistas é um erro colossal (!). Porque é muito novo, não marcou golos na Liga, não tem perfil de avançado ou é demasiado parecido com Postiga (!!!), vai lá apenas para ganhar experiência, bla, bla, bla... Mas esquecem-se que é dos poucos que fez um trajecto crescente nas selecções jovens (lembram-se do Mundial sub-20 no ano passado?), batalhou para ganhar espaço num plantel do Benfica onde, à partida, não tinha lugar (Cardozo, Saviola, Rodrigo) e tem um futuro enorme à sua frente. Mais, é dos poucos a saber como abrir espaços e rasgar, em corrida, atrás de defesas sólidas. Não esqueçamos que vamos jogar contra Alemanha e Holanda (mais a Dinamarca), em jogos de contenção e contra-ataque (e aí o nosso menino pode ser fulcral, desde que apostem nele e corresponda).

Carlos Martins fz uma época interessante em Espanha, mesmo com as limitações pessoais que se conhecem. Pode explodir e faz sentido numa certa lógica de jogo que vai ser posta em prática por Paulo Bento.

Já Eduardo foi uma surpresa. Numa época em que jogou apenas as Taças porque Artur é um grande guarda-redes, Eduardo pouco mostrou pelo que vai ao Euro pelo que vale mas sem o ter mostrado. Penso que Quim, com as suas limitações e não gostando eu de algumas atitudes no passado, seria melhor para a posição de 2º guarda-redes. Ou então Mika para 3º guarda-redes.

De resto, estou curioso para ver o trabalho da nova equipa de apoio à Selecção (João Vieira Pinto, Humberto Coelho) que entrou com a nova Direcção da Federação. Boa sorte e que tragam o Caneco!!!

M.

1 comentário:

  1. A camisola do Castrol GTX é simplesmente horrorosa.

    Está mesmo ao nível, dos Rolandos e Rúbens Micaelos, deste afro-luso-escretezinho, da FPF e do Jorge Mendes.

    Toma nota, nem um golo marcam ...

    mamam 3 da Alemanha, 2 da Holanda e 1 da Dinamarca.

    ResponderEliminar