sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Precisa-se de Alternativa Séria! URGENTE!


27 de Setembro de 2012, pela segunda vez na história do Sport Lisboa e Benfica, os sócios chumbaram um "Relatório e Contas". Eu estive lá!

Independentemente do que a comunicação social hoje entenda fazer passar, o chumbo do "Relatório e Contas" não é mais que uma consequência formal do cartão amarelo (alaranjado) que os sócios do Sport Lisboa e Benfica entenderam dar à actual direcção do nosso clube.

A SAD 
Na verdade, desde a AG do inicio do ano que se advinhava este desfecho. As contas da SAD (onde está a gestão do futebol profissional) são aprovadas sem grande escrutinio, na medida em que a principal estrutura accionista da SAD é (dados constantes do relatório e contas de 2011):
  • Sport Lisboa e Benfica (Clube) ------- 40,00%
  • Benfica SGPS ------------------------------ 23,64%
  • BES ---------------------------------------------- 7,97%
  • José Guilherme ------------------------------  3,73%
  • Luis Filipe Vieira ----------------------------- 3,70%
  • Somague --------------------------------------- 3,65%
  • Sportinvest SGPS (Joaquim Oliveira) - 2,66%
  • Rui Costa --------------------------------------- 0,04% 
  • Outros (Capital disperso) ----------------- 14,61%

Ou seja, Luis Filipe Vieira (nas várias qualidades inclusivé a pessoal), controla directamente um total de 67,34% dos votos da SAD.

Não deixa de ser curioso que aquele que mais tem prejudicado o Sport Lisboa e Benfica e beneficiado os nossos adversários, Joaquim Oliveira, por muitos apelidado de a cabeça do polvo, tem 2,66% da Benfica SAD, visto que como se sabe, a Sportinvest SGPS é detida pela Controlinvest SGPS de que por sua vez é Presidente o Sr. Joaquim Oliveira.

Merece também atenção o facto de só indirectamente o Sport Lisboa e Benfica (clube) controlar o SAD, e ainda assim, sem a maioria de 2/3 que muitas vezes se mostra necessária. A promessa que nos fizeram que o Clube (O unico elemento desta teia que os sócios conseguem controlar) seria sempre maioritário na SAD, só é verdade, por enquanto, de forma indirecta. Basta que a Benfica SGPS venda 15% das acções que detém da Benfica SAD, para os sócios nada terem a dizer no que toca ao futebol do clube.

Aliás, não é inocente que assim seja, o reforço de participação que foi feito serviu unicamente para injectar dinheiro do clube na SAD. Se se pretendesse, de facto, aumentar a participação do Clube, as participações teriam sido compradas directamente pelo Sport Lisboa e Benfica (Clube) e não pela SGPS...

Quando cantamos "O Benfica é nosso!" cantamos ao engano... o Sport Lisboa e Benfica (Clube) é e será sempre nosso, o Futebol profissional do Sport Lisboa e Benfica é da SAD e na SAD, o Sport Lisboa e Benfica (Clube) só manda 40% (directamente) e 23,64% (indirectamente - por enquanto).

O Passivo da SAD vai em mais de 400 milhões de euros...

O CLUBE
Voltemos então ao que se passou ontem na votação do "Relatório e Contas" do Sport Lisboa e Benfica (Clube).

Todos os sócios do Clube que marcaram presença ontem foram brindados com um "Relatório e Contas" encadernado e a cores com 122 páginas entre fotos e palha, para verter um ralatório que se vertia facilmente em 3 páginas a preto e branco (aliás como havia sido fornecido via site do clube).



Infelizmente não há identificação das empresas que participaram nesta acção de propaganda, mas entre o Design Gráfico a Edição e a Impressão Gráfica, alguém fez um bom negócio... mas não foi o Sport Lisboa e Benfica!
 

Após a leitura das desculpas da conjectura de crise em que vivemos aparecem os numeros reais:

Activo ----------- 15.811 Milhões de euros (aumento de 245 mil euros)
Passivo --------- 113.404 Milhões de euros (aumento de 14.090 milhões de euros)

Independentemente do impacto que teve nas contas a aplicação do MEP (Metodo de equivalencia patrimonial), que obriga a fazer reflectir nestas contas os prejuizos (na proporção da participação) das empresas em que o Clube tem participação, o facto é que o Clube está deficitário em 97.593 milhões de euros.

Existe ainda a famosa e rotineira rubrica "Outros Gastos e Perdas", que não tem qualquer explicação e conta com a quantia de 1.985 milhões de euros, o que entre tanto milhão até parece pouca coisa, mas equivale a um gasto mensal (em algo que fica sem identificação) de €165.420,00 (cento e sessenta e cinco mil e quatrocentos e vinte euros).

Mas, apesar de todas estas contas, o que os sócios quiseram dizer ontem à noite, foi que o Sport Lisboa e Benfica está vivo, está atento e não está já há algum tempo a gostar da gestão que está a ser feita.

ALTERNATIVA?
Há eleições dentro de 1 mês (27 de Outubro), o que quer dizer que temos 1 mês para ter uma alternativa.

Ontem no pavilhão mostrou-se: 

Bruno Carvalho - Continua a achar que os sócios do SLB são um bando de pategos ignorantes sensiveis ao teatro, entrou escoltado por dois capangas de fato preto que o acompanharam para todo o lado, inclusivé para o "palanque" quando tomou a palavra (deconhece-se se eram sócios do Sport Lisboa e Benfica)

Tomando a palavra, um chorrilho de clichés, muito mal articulados, sem qualquer postura nem classe para representar o nosso Clube, seja onde for. Será sempre a cara de alguém, nunca será mais que isso... O tempo em que apresentar candidaturas num voo charter entre Porto e Lisboa valia votos já passou.

Fernando Tavares - Recebeu um rasgado elogio de LFV que lhe deve ter sabido horrores, não quis falar, limitou-se a votar contra o "Relatório e Contas".

Já o disse e repito, para mim, enquanto não se demarcar de forma eficaz e absoluta do Dragão de Ouro / Infractor Fiscal / Arguido condenado em Primeira Instancia José Veiga, jamais terá o meu voto. Um pouco à semelhança do que passa no país, se a solução é mudar as moscas... não contem comigo. Se Fernando Tavares é benfiquista (e todos me dizem que sim) então que se junte a benfiquistas. Criticar a máfia do Norte e meter em casa alguém que privou de muito perto com ela... não é sério!

Rui Rangel - Marcou presença no pavilhão, não pediu para falar e não vi votar (posso não me ter aprecebido, mas não vi). 

Corre por aí que terá sido aliciado por Fernando Tavares, não sei se é verdade, sendo, vale a mesma critica que fiz ao precedente, assim não sendo, gostava de ver o grupo de trabalho que propõe (caso o proponha).

De figuras "publicas", caras conhecidas do grande publico, foi isto. Pergunto: Onde estão as alternativas?

De que esperam os benfiquistas ilustres, aqueles que podem carregar atrás de si a simpatia das massas, para avançar? É que criticar nós vamos criticando, as "bases" fizeram o seu trabalho e disseram, alto e em bom som, queremos mudança! Mas mudar para quê?

Onde estão?

Na unica qualidade de sócio individual do Sport Lisboa e Benfica rogo que apareçam.

Mostrámos ontem que o Benfica está vivo... capitalizem! Não queremos Veigas, não queremos Soares de Oliveira, queremos benfiquistas...

Queremos alguém que saiba o que é sofrer por um clube, que devolva a emoção aos nossos adeptos, que defenda o futebol contra o futebol moderno, que defenda o clube contra os interesses que orbitam a SAD.

Venham... estamos à espera!

E PLURIBUS UNUM
HJB

2 comentários:

  1. bom dia.
    Não queria propriamente comentar as suas opiniões.
    Antes informar o seguinte.
    Os clubes não podem deter directamente mais de 40% do capital das respectivas SAD. Porquê? Porque é de lei. A lei proibe-o.

    Posto isto toda a sua longa e brilhante teorização acerca dos motivos subjacentes ao cumprimento da lei... batem na trave.

    Numa nota mais pessoal, seria conveniente que quem escreve nos foruns sobre o Benfica, particularmente nesta altura, soubessem ao menos do que estão a falar para evitar mais confusões e falsidades, que em nada ajudam a um debate sereno.

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Afonso, desconhecia porque de facto não sei tudo. No entanto pela pesquisa que fiz, encontrei que há muita opinião no sentido de os 23,64% detidos pela SGPS serem ilegais, por se tratar de um claro contornar da norma que sabiamente nomeou "Porquê? Porque é de lei. A lei proide-o".

    No entanto, talvez fosse mais produtivo ter opinião em relação aos passivos das empresas associadas e do Clube.

    A minha "brilhante teorização" não se baseou no reforço de capital da SGPS na SAD. Esse é um mero reparo na totalidade do texto. Convido-o a reler e emitir opinião sobre tudo o resto.

    Numa nota pessoal, reduzir todo o post a uma incongruencia pontual que em nada põe em causa a conclusão, é desonestidade intelectual.

    Os pressupostos mantêm-se, o futebol do Benfica já não é do clube. Isso sim preocupa, assim como um passivo de 113 milhões de euros que soma aos mais de 400 milhões da SAD. Quanto aos activos da SAD falarei noutro post.

    Aos benfiquistas deve importar informar os benfiquistas para que as votações nas AG´s não sejam controladas por um grupo de 40 que vieram de autocarro com os votos das Casas do Benfica na mão e que nem sabem o que estão a votar.

    E PLURIBUS UNUM

    ResponderEliminar