sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na Mística com... Júlio Machado Vaz



Psicólogo! Professor! Séxologo!Mais do que tudo...BENFIQUISTA!

Um Homem com quem os Benfiquistas nos últimos tempos se identificaram... Alguém que falava no Clube sem ter que prestar vassalagem a quem o dirige!

Eis que, para estreia de " Na Mística com...", temos o Enorme Dr. Júlio Machado Vaz, para nos responder a 10 perguntas....


A Nossa Mística  Sendo um orgulho para nós em A Nossa Mística, ter alguém como o Dr Júlio Machado Vaz como 1º entrevistado, gostaríamos se saber se tem ideia de, devido á sua coerência e honestidade de opinião, se ter tornado numa pessoa em que o Benfiquista comum se sente representado?

Júlio Machado Vaz - Não, não sinto. Seria, de resto, megalómano e nada cientifico. Agradeço apenas a todos os Benfiquistas que no ultimo ano se me dirigiram para expressar acordo ou desacordo, mas nunca duvidando da minha paixão pelo Clube

ANM Sabemos que não aponta responsabilidades á direcção do SLB, por ter sido afastado do Trio de Ataque... Sentindo que poderia ter sido melhor protegido pelo Clube e vendo o que aconteceu com João Gobern que relatou factos sobre uma AG onde não esteve presente, não sente que a própria direcção possa ter ficado aliviada por ter "conseguido" alguém a quem pode dobrar a coluna?

JMV - Por razões que Gobern conhece melhor do que eu, não tenho a certeza de conseguir ser isento a seu respeito, pelo que me abstenho de comentar um facto que desconhecia. Quanto á Direcção, inclui pessoas que jamais prefeririam "colunas dóceis", outras, não conheço. Na hipótese de isso acontecer, seria triste e completamente ao arrepio dos valores éticos que devem nortear o Maior Clube português.

ANM Ainda sobre os programas de desporto, o que pensa do facto de o Benfica se fazer representar por um Vice Presidente do Clube, num desses programas?

JMV - É uma situação que não invejo, implica sensibilidade e equilíbrio acrescidos nos comentários, por qualquer deslize poder manchar a imagem do Clube e não, a de um simples adepto.

ANMOs Benfiquistas, e neste aspecto sou eu que o digo, sentiram-se identificados consigo! Conseguiu defender o Clube, sem desculpar os outros, e conseguiu culpar os outros, sem desculpar o Benfica... Sente, e esta pergunta vai mais a nível pessoal, que se um dia fosse convidado para isso, poderia fazer parte de uma direcção do Sport Lisboa e Benfica?

JMV - Apenas poderia acontecer num cargo que não me obrigasse a viagens frequentes a Lisboa, pois toda a minha vida familiar e profissional de desenrola no Porto. Ora, numa instituição da dimensão do Benfica, não se pode estar "não estando", é preciso levar para os Orgãos Directivos, a paixão que nos anima na bancada!

ANMSendo um adepto do Benfica a viver na cidade do Porto, e sendo uma figura publica, alguma vez sentiu alguma animosidade? Nem mesmo durante o programa?

JMV - Casos perfeitamente isolados, ainda hoje sou abordado por portistas - e sportinguistas... - que dizem discordar de mim nesta ou naquela matéria, mas acreditarem na minha tentativa de aplicar as mesmas regras de análise a todos os clubes, incluindo o Benfica. Não poderia aspirar a maior gentileza.

ANM Consegue descrever o seu primeiro momento de Benfiquista? Ou a sua 1ª vivência como adepto do Clube?

JMV - Não, lembrar-me da infância é recordar um puto Benfiquista "porque sim", tão naturalmente como respirava. Mas minha Mãe era, meus primos mais velhos eram e o Benfica ganhava muitas vezes, dá para desconfiar! :)) Por outro lado, as viagens a Lisboa para apoiar a equipa, foram os primeiros sinais de autonomia da minha adolescência e as manifestações de alegria na rua, junto á velha Sede, são das mais exuberantes que recordo.

ANMLFV... Democracia... Da AG onde estiveram 100 pessoas e que permitiram mudar os estatutos do SLB e a AG com 700 em que se reprovou as Contas do Clube, qual na sua opinião, a que melhor representa os valores do Sport Lisboa e Benfica?

JMV - Os números são baixos, incapazes de representar a grandeza do Clube. Mas repito o que já disse e escrevi - seria um erro grave decretar o que aconteceu na ultima AG, obra de meia-dúzia de "agitadores", há perplexidades no universo Benfiquista que exigem meditação, diálogo e respostas adequadas.

ANM Estamos em tempo de eleições.... Como sócio do SLB, e mesmo sabendo que os mesmos foram aceites e aprovados em AG... Concorda com a alteração de estatutos que fazem do Presidente do Benfica, um cargo mais difícil de alcançar do que a Presidência da Republica?

JMV - Não, não concordo, é bizarro. Admito que, como corpo eleitoral, já fomos ludibriados e pagámo-lo caro. Também acontece noutros actos eleitorais, autárquicos ou a nível nacional. E a antiguidade não garante a ausência de oportunismo, a necessária fibra ou a exigente ética que o Benfica merece.

ANMSente que o Benfica está bem assim, ou seria precisa alguma psicanálise ao Clube e aos seus dirigentes e adeptos?


JMV - De psicanálise precisei eu, o Benfica não.:) O Benfica precisa de uma Direcção coesa e firme, mas não autista; de oposições que funcionem de uma forma construtiva no quotidiano do Clube e não apareçam apenas nas eleições ou à segunda-feira quando os resultados não são bons; e do envolvimento dessa abençoada multidão que por todo o Mundo sofre e celebra, consoante o que em todas as modalidades Benfiquistas vai acontecendo.

ANMAcabando á Daniel Oliveira, mas sem lhe perguntar o que dizem os seus olhos, o que é para si, a Mística do Sport Lisboa e Benfica?!?!

JMV - Nos outros não sei. Em mim é esta divina maldição de aos 63 e avô, ter matizado tantas paixões e nem sequer o tentar com o Meu Benfiquismo, porque não vale a pena - a cada derrota segue-se a mesma insónia que me atormentava na infância, não há ferrugem ou sageza que moderem este sentir.



Aos elementos de A Nossa Mística, resta-nos agradecer a disponibilidade imediata e simpatia com que que nos respondeu a este repto! Se já éramos admiradores da pessoa e do Homem, mais ficámos... 

O nosso MUITO OBRIGADO! E agora, que sejam os nossos leitores a dizer de sua justiça!

5 comentários:

  1. 5 estrelas Ginha, uma grande entrevista e um soberbo entrevistado, um regalo para os olhos a seneridade e classe do professor

    ResponderEliminar
  2. Obrigado B Cool! E sim... É Enorme o Professor!

    ResponderEliminar
  3. Grande entrevista, obrigado

    Blog mencionado na bancada VIP do meu.

    http://catedralencarnada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Um enorme abraço a todos ... porque aqui (neste entrevista) respira-se vida pura!

    ResponderEliminar
  5. Sem duvida Moléculas! E tudo se deve á pureza das opiniões do Professor...

    ResponderEliminar