terça-feira, 16 de outubro de 2012

Vermelho Escuro ou Vermelho Claro?

Estamos a 10 dias das eleições que vão definir os Orgãos Sociais para os próximos 3 anos. Arrisco dizer que perante os desafios que se colocam ao clube, a próxima Direcção do clube vai moldar os destinos para os próximos 10 a 15 anos:

- Direitos Televisivos - Fim do contrato com a Olivedesportos faz com que o que é hoje uma receita reduzida (8 milhões de Euros/ano) possa passar a ser das maiores rubricas do orçamento para o futebol (a proposta recusada da Olivedesportos passava esse valor para cerca de 20 milhões/ano)

- Resultados Desportivos - Tenho defendido que os próximos 2/3 campeonatos vão definir se se mantém a hegemonia do FC Porto ou o Benfica consegue impor-se perante o sistema. Se isto acontecer vira-se a página, termina-se com um domínio (consentido ou não) e abrem-se brechas a norte (até porque Pinto da Costa não durará sempre, veja-se as lutas mais ou menos escondidas entre quem se quer colocar em 2º para depois da saída do papa ficar no trono)

- Resolução do Passivo - Com um passivo galopante a caminho dos 500 milhões de Euros a par de custos crescentes com a dívida (se o Benfica pagasse 5% de juros sobre os referidos 500 milhões, todos os anos apenas para pagar juros estaríamos a falar de qualquer coisa como 25 milhões, ou seja, apenas os direitos televisivos não cobririam este custo...) não há margem de manobra para manter este rumo. A banca secou e não concede crédito, os resultados operacionais são marginalmente positivos (porque se têm vendido jogadores e porque a contabilidade criativa permite "varrer para debaixo do tapete" algumas rubricas que depois só aparecem no passivo global).

Portanto é-nos dado a escolher entre quem está (e esteve nos últimos 11 anos) e alguém que aparece de novo. Vieira contra Rangel!

Quem está tem que provar que fez um bom trabalho e que está preparado para fazer melhor nos próximos 3 anos. Tem que explicar porque falhou no que falhou, porque tantas coisas correram mal, como foi possível tão poucos campeonatos em tanto tempo, porque aumentou o passivo, etc, etc, etc

Quem aparece de novo tem que, sem demagogia, mostrar porque é que é melhor alternativa. Porque, sem ter um trabalho passado, tem condições para conquistar títulos e manter um rumo sustentável. Provar o que fará diferente mas sem entrar em loucuras.

Pessoalmente fui crítico de Luís Filipe Vieira e da sua Direcção em muitas ocasiões. Não gostei de movimentos pouco claros, de apoios a dirigentes claramente ao serviço de nossos rivais, de negócios de jogadores mal explicados, de alterações de estatutos, de antecipação de eleições para calar opositores, etc
Mas não troco algo que conheço (e não gosto) por algo que desconheço, a não ser que me provem que a alternativa é melhor.

Há detalhes que me fazem confusão. Moniz, administrador da Ongoing (que gere um dos fundos de jogadores criado no mandato de Vieira), homem de sempre ligado aos Media, aparece agora como um trunfo na manga do actual Presidente (logo agora que o negócio dos direitos televisivos pode dar frutos...). E o Dragão de Ouro Veiga, cujo papel já aqui foi escalpelizado pelo meu colega de blog Hugo Barbosa, está bem posicionado no projecto de Rangel (embora não faça parte da lista). Mais, a lista de Rangel com tanto tempo para montar o projecto, teve dificuldade em arranjar as assinaturas necessárias em tempo útil para ir a votos.

Discuta-se o clube, projectos, ideias sempre no mais alargado sentido de democracia. Evitem-se os nomes de jogadores e treinadores que só geram barulho. Fuja-se de argumentos como o meu benfiquismo é maior que o teu...

E no fim, que cada um de nós vote em consciência no vermelho claro ou no vermelho escuro. Mas que não se esqueça que o equipamento alternativo do Sport Lisboa e Benfica sempre foi branco...

Pedro Martins

5 comentários:

  1. Simpatizo muito com o equipamento alternativo.
    O histórico...claro. ;)
    Boa análise.

    ResponderEliminar
  2. Depois de ter estado ontem no hotel a ver o lançamento da candidatura do rangel de ouvir o que ouvi e de ver quem lá estava decidi a quem vou dar os meus 50 votos.

    Definitivamente a Luis Filipe Vieira !

    ResponderEliminar
  3. O meu pensamento em relação a este assunto está descrito na generalidade dentro do post, mas fico a aguardar o debate acho que era interessante o debate de alguns assuntos, principalmente as transmissões televisivas.

    http://catedralencarnada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ressalvo apenas que, para qualquer partido, o passo mais difícil, por incrível que pareça, é o angariar assinaturas...

    De resto, cada um pense por si...

    Márcio Guerra

    ResponderEliminar