domingo, 27 de novembro de 2011

As Vitórias que cabem na vitória sobre o Sporting

Acabado de chegar do Estádio da Luz e com os níveis de adrenalina ainda elevados, ligo a televisão para rever as imagens daquele que é, para já, o jogo do ano. Que, pelo resultado obtido e pela atitude, dentro e fora de campo, foi uma Vitória em toda a linha para o Sport Lisboa e Benfica.

Em campo
Fomos grandes, inteligentes na maneira de jogar, mortais na finalização. E soubemos sofrer perante um adversário bem arrumado mas longe do que é actualmente o Benfica. Foram e serão feitas mil e uma análises ao jogo pelo que não vou ser muito exaustivo. ARTUR foi grande, fazendo defesas impossíveis que garantiram que o adversário não marcasse. JAVI foi o patrão, na ausência de Luisão, incansável no apoio aos colegas e a selar a exibição com o golo da vitória. WITSEL não sabe jogar mal e esteve impecável a defender, a atacar, a segurar a bola e a lançá-la quando era preciso. Penso que Cardozo, Gaitan e Bruno César estiveram claramente em esforço sem mostrarem o que são capazes ao seu nível.

A primeira parte foi equilibrada e soubemos aproveitar a ocasião de golo por Javi. Na segunda até à expulsão dominámos e depois do lance infeliz de Cardozo, soubemos sofrer. Ainda assim temos tantas ou mais oportunidades de golo pelo que não aceito o argumento que o Sporting merecia o empate. Foram um bom adversário, bateram-se valentemente, tiveram oportunidades de golo mas não foram nunca superiores ao Sport Lisboa e Benfica.

Fora de campo
Os adeptos e claques do Sport Lisboa e Benfica bateram, aos pontos, os cerca de 3000 fãs leoninos. Primeiro porque apoiaram a sua equipa, gritando por ela, batendo palmas e entoando cânticos sempre pela positiva e nunca contra os adversários. Os de verde fizeram-no sempre contra o adversário, não se coibindo de enxovalhar os da casa.

No final do jogo, ressabiados pela derrota e pelo clima de confrontação criado e alimentado pelos dirigentes leoninos resolveram pôr fogo a umas dezenas de cadeiras na bancada onde se encontravam. Não só podiam ter criado uma situação muito perigosa para si mesmos como mostraram que, mesmo sendo uma claque legalizada (de acordo com a lei e os regulamentos da Liga) de um clube supostamente de elite são uns reles e tristes qe não dignificam em nada a História do Sporting Clube de Portugal.


Nos bastidores
Se dentro e fora de campo o Sport Lisboa e Benfica venceu e convenceu, no palco dos dirigentes a vitória foi por GOLEADA. Há algumas semanas o Sporting indignou-se porque pedira 10000 bilhetes para o jogo e apenas lhe foram concedidos os 3500 legalmente instituídos (aliás o Benfica até concedeu mais bilhetes que os que a Liga obriga). Tanto barulho pelos bilhetes para, no fim, serem devolvidos bilhetes pelo Sporting (não venderam a totalidade aos seus adeptos, ou seja, não tiveram procura...). 1-0 para o Benfica!

Depois a triste figura feita por causa da zona de segurança. O clube que tem um fosso entre o seu público e o campo gritou e vocifrou contra uma estrutura, aprovada pela Liga, Bombeiros e Polícia e utilizada por grandes clubes como Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, etc, etc, etc. Disseram cobras e lagartos contra algo que não só é seguro como permite aos adeptos adversários estarem numa zona mais alargada que antes e sem problemas de maior. Fez-se uma tempestade num copo de água para, aposto, daqui a um tempo fazerem o mesmo no seu estádio... 2-0 para o Benfica!!

Recusaram, pela comunicação social, estar presentes no habitual almoço entre os 2 clubes, feito no dia do jogo. Lembro que este almoço é histórico e feito há dezenas de anos entre as partes, mesmo em alturas em que os 2 clubes estavam de costas voltadas um para o outro. Não quiseram ir e o Benfica soube pela comunicação social... 3-0 para o Benfica!!!

Numa jogada de pura demagogia, os dirigentes do clube do Lumiar sentaram-se na bancada junto da claque por causa das condições desumanas em que estariam a ser recebidos. Ou seja recusaram o convite para estarem presentes junto dos dirigentes do Benfica como é habitual em todo o lado (excepto no Dragão)... 4-0 para o Benfica!!!!

Um vice-presidente, porque o Presidente Godinho Lopes não esteve no Estádio, por motivos de saúde, veio insurgir-se durante o jogo ou depois contra as condições pré-históricas em que o seu clube tinha sido recebido, que não havia lugares suficientes para todos os sportinguistas, não havia casas de banho e nem podiam sequer beber um copo de água... Eu vi lugares vazios na zona reservada às claques do Sporting, conheço o sítio, onde já assisti a jogos no passado, e garanto que não só têm casas de banho (embora não tão coloridas como o próprio estádio de alvalade...) como zonas de lazer (como bares, embora não sirvam bebidas alcóolicas)... 5-0 para o Benfica!!!!!

Finalmente, face às constantes provocações e idiotices gritadas pelos dirigentes leoninos, o Sport Lisboa e Benfica portou-se com uma dignidade tremenda. A Direcção do clube não respondeu às provocações, aos discursos inflamados, às polémicas, deixando os seus homólogos a falarem sozinhos. Mais, deixámos que as entidades competentes fizessem o seu trabalho na preparação do jogo. Os outros falaram e falaram como habitualmente, como se o mundo se tivesse unido em conspiração contra o Sportém... Nós comportámo-nos como grandes e humildes que somos. 6-0 para o Benfica!!!!!!

Se quer ser uma voz activa no futebol português e fugir do lugar secundário, sempre atrás de outros a norte, o Sporting tem que ser diferente do que tem sido até aqui. Mas não nos tomem por tolos nem tentem pôr-se em bicos de pés... NÃO TOLERAMOS baronetes ou condes de algibeira que não têm onde cair mortos e pensam-se ainda donos do que nunca foram. Orgulhem-se do vosso passado mas desçam à Terra e portem-se à altura. Nós estamos cá para aplaudir!

M    

1 comentário:

  1. Muito bem dito e escrito, subscrevo por inteiro.
    Leonel Craveiro

    ResponderEliminar