segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O coração em chamas...


O Derby tinha terminado há quase 1 hora e regressava de carro para casa. Um engano num semáforo obrigou-me a passar já no meu carro em frente ao Colombo. Oiço no rádio o locutor a confirmar que o Estádio da Luz está a arder. Olho para a minha direita e fico aterrorizado: golfadas de fumo negro sobem no ar de dentro da pala e das bancadas para o exterior quase cobrindo longas labaredas vermelhas. Senti raiva naquele momento porque o local de onde as chamas vinham era da bancada onde estavam antes as claques do Sporting. Adivinhei o que se estava a passar e embora não acreditasse que tinham chegado a este desplante de atear fogo às nossas bancadas, fiquei estarrecido.

Fiquei como se alguém, convidado a ir a minha casa, tivesse pegado em fósforos e ateado fogo ao local onde antes tinha estado a partilhar um momento comigo...

Agora a frio, apenas posso dizer isto:
1 - Isto foi obra de Hooligans, radicais fanáticos que não gostam de futebol e não têm lugar no futebol. Estas pessoas devem ser banidas para sempre do mundo do futebol. E se alguém do Benfica fizesse a mesma coisa, a minha resposta é a mesma: RUA!!!

2 - Nada que o Sport Lisboa e Benfica tenha feito justifca esta reacção. NADA!!! Mesmo que tivéssemos tido alguma acção ou discurso nesse sentido, ainda assim, não se justifica pegar fogo ao lugar sagrado dos benfiquistas. Nem na Idade Média, no auge das lutas entre Cristãos e Muçulmanos, se pegava fogo às Igrejas ou Mesquitas dos vencidos. Isso é declarar guerra aberta, quer queiram quer não!

3 - Sendo isto obra de Hooligans, radicais, fanáticos, absolutamente condenáveis, quem quer que os defenda, por um segundo que seja, está a pôr-se do lado deles. Qualquer sportinguista, dirigente, sócio ou adepto que venha justificar estas acções com qualquer argumento está a defender quem tomou este rumo. O que é mais grave se essas pessoas forem dirigentes do Sporting Clube de Portugal porque dão cobertura a criminosos e desculpam actos gravíssimos. Mais vinculam todo o clube a esse tipo de actos, tornando-se reféns de claques e grupos que pouca expressão deviam ter no panorama desportivo (excepto no apoio à sua equipa).

4 - O excelente jogo de Sábado foi remetido para 2º plano. O óptimo resultado para o Benfica, a excelente exibição do Sporting, as bancadas cheias, a festa... Tudo isso fica par trás e continua-se hoje a discutir o que devia ser acessório.

5 - Tirando o "timming" de inauguração da "caixa" onde passam a estar as claques e apoiantes adversários que podia ter sido outro, não vejo na actuação do Benfica nada que indique uma clara provocação ao Sporting e aos seus adeptos que foram a Luz. Achei a polémica dos 10000 bilhetes triste (afinal dos 3500 ainda devolveram uns quantos), a questão da zona de segurança completamente despropositada (foi a escalada do Sporting que pode ter levado a que se sentissem acossados, o Benfica não fez nada nesse sentido...), as declarações de Paulo Pereira Cristóvão muito mais incendiárias que qualquer fogo posto às cadeiras da Luz e a atitude de todos os responsáveis do Sporting depois do jogo muito infelizes.

6 - Não se esqueçam que no meio deste trilho que separa verdes e vermelhos de forma quase definitiva, quem se ri e esfrega as mãos de contente é Pinto da Costa. Daqui a uns dias irá lançar algumas das suas habituais "bujardas" para lançar mais confusão. E depois aproximar-se-à do Sporting com falinhas mansas para depois desferir os habituais golpes de asa. Tristes somos todos nós que não vemos isso.

Espero que esta escalada tenha fim e que o Presidente do Sporting, homem sensato e vivido, ponha fim a este rumo e, sem perder a face internamente, consiga pôr mão nos seus homens e pacificar uma relação que serve a todos se for pacífica. Do lado do Sport Lisboa e Benfica certamente que haverá quem perceba que radicais há em todos os clubes, somos grandes e sabemos ser humildes.

Haja vontade!

M.    

1 comentário: