terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ter a coragem de sair daqui...



Há algum tempo atrás escrevi este texto "Os Novos Emigrantes", sobre quem nos tempos que correm, não tem outra alternativa que não sair de Portugal para encontrar resposta à necessidade de trabalhar...

Hoje, são cada vez mais os portugueses que trocam o seu país por outros onde sentem que têm futuro. Parafraseando o título do filme dos irmãos Etan e Joel Coen, "Este país não é para Novos..." E a Emigração de hoje é mais democrática, saiem os que não têm escolha e também os mais qualificados. Aqueles que, bem preparados academicamente, deviam sr motivados a ficar e levar este país para a frente.

Tenho um enorme respeito por quem consegue voltar as costas à sua vida aqui, aos amigos, à família, às raízes, aos cantos e recantos que nos viram nascer e crescer a troco de pouco mais que a esperança. Sinto admiração por aqueles que conseguem adiar os sonhos por 1, 2, 5 anos ou então acreditar que eles apenas são possíveis longe daqui. Vencer o medo do desconhecido, o nevoeiro da incerteza para conseguir cumprir necessidades básicas como comer, dormir sob um tecto, trabalhar. Ou apenas para poder voltar a sonhar... Imagino que a 1ª noite deve ser duríssima, quando se deixou tudo para (re)começar noutra cidade, país, cultura... Acordar quase como noutro planeta e ir à luta...

Para esses milhões voltar a Portugal, ao nosso Sol, aos nossos petiscos, às nossas ruas, aldeias e cidades passa a ser essencial. Porque se enche o coração de novo e se cumpre algo que é tão, tão nosso: a saudade. A saudade dos cheiros, das cores, das emoções que quando aqui se (sobre)vive são tão banais passam a outra dimensão quando se regressa a Portugal de onde trabalhamos.

Os portugueses na Suiça não voltam hoje a Portugal como o fazem, normalmente no Verão. Hoje um pouco de Portugal vai até eles porque o Benfica joga com o Basileia, lá... Que os nossos jogadores, técnicos e staff façam o favor de merecer e retribuir esse amor e essa saudade!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário