sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Saudades do Futuro


Uma das principais críticas que os nossos adversários fazem ao Sport Lisboa e Benfica e aos seus adeptos é que vivemos das glórias passadas, do que ganhámos e de um tempo que já não o é... Isto para contraporem os seus sucessos recentes numa lógica de que apenas algum passado (o que aconteceu há menos tempo) é que interessa!

No Sport Lisboa e Benfica orgulhamo-nos do nosso passado, desde o 1º dia em que à porta da Farmácia Franco aquele grupo de 24 amigos (ex-casapianos) fundou o Sport Lisboa, a 28 de Fevereiro de 1904. Sem grandes condições financeiras, sem campo próprio, sem favores das autoridades da altura e desde logo assediado pelos concorrentes face à qualidade demonstrada fomos crescendo de forma sustentada

Desde o primeiro dia que nos habituámos a enfrentar essas dificuldades sem medo. E cada vitória, cada jogo, cada troféu é para nós um motivo de orgulho. E mesmo quando as coisas correram menos bem, quando o destino nos virou as costas e sofremos desilusões atrás de desilusões, continuámos com a chama vermelha ao peito.

Por termos orgulho em todo o nosso passado, não temos receio de o mostrar, de o ostentar como sendo as nossas medalhas de honra. Preocupava-me se só tivéssemos isso... Se hoje alguém olhasse para o Sport Lisboa e Benfica como um clube apenas com passado ficava triste. Uma coisa é viver no passado e nas glórias de ontem, outra muito diferente é mostrar o que temos para o projectar no futuro!

É isso que os nossos adversários mais temem. Não é o nosso passado nem os nossos títulos (embora gostassem de ter o mesmo registo) mas o nosso potencial, a nossa dimensão de clube mundial. Qualquer clube que tenha passado pelo que o Benfica passou na década de 90 estaria hoje de rastos. Mas demos a volta, tornámo-nos no maior clube do mundo e continuamos a crescer!

Dominamos o panorama nacional em muitas modalidades, somos ambiciosos e crentes na nossa capacidade para ir mais longe sem olhar a ninguém. Temos equipas fortes no Voleibol, no Basquetebol, no Andebol, no Hóquei em Patins, no Futsal, no Atletismo, na Natação, etc. Mais do que isso, temos projectos competitivos em todas as modalidades com uma forte aposta na formação e no longo prazo.

E no futebol, temos finalmente condições para ter sucesso continuado no longo prazo para sermos competitivos internamente mas, mais que tudo, na Europa. Sinto que a formação começa a dar frutos e a permitir, ano a ano, que jovens jogadores integrem o plantel principal. Sabemos fazer prospecção de mercado e temos condições para cumprir os compromissos financeiros que aceitamos. A estrutura profissional não fica atrás de nenhuma a nível nacional e de poucas em termos internacionais.

Sinto o Benfica com um brilho especial nos olhos, aquele que temos quando sentimos saudades do futuro!
 

1 comentário: