quinta-feira, 22 de março de 2012

O Inferno que aí vem - Avaliação Intercalar

Na semana passada coloquei um artigo sobre os jogos que se aproximavam e o que tínhamos que jogar em apenas 3 semanas. Fizemos 2 jogos e temos o 3º amanhã numa deslocação complicada (mas acessível) a Olhão.

Como se faz na escola, em jeito de peceber como está a evoluir o aproveitamento do aluno (equipa de futebol do Benfica) vamos a um pequeno exercício de avaliação.

Assim, este é o nosso calendário:

Vencemos para a Liga ZON-Sagres e para a Taça da Liga. Este jogo obrigou-nos a um esforço adicional de uma parte significativa dos titulares (Luisão, Aimar, Javi Garcia, Maxi, Nolito) mas conseguimos poupar Artur (sem grande impacto), Emerson (porquê, meu Deus, porquê), Gaitan, Cardozo, Rodrigo e Nelson Oliveira. Se fisicamente o esforço foi maior já animicamente a vitória traz-nos 2 vantagens:
- Conseguimos bater o FC Porto pela 1ª vez esta época num jogo que mostrámos ser superiores a maior parte do tempo
- Ganhámos acesso à 4ª final consecutiva de uma competição que, sendo menos importante que a Liga ou a Liga dos Campeões, dá direito a um troféu que, se vencermos nos dará a 4ª Taça da Liga (em 5 edições)!!!

Assim, a gestão do esforço físico/psicológico continua a ser uma premissa e um objectivo desde que não se perca a noção que todos os jogos neste momento são para ganhar! Se vencermos os próximos 6 jogos podemos não ser campeões (não dependemos de nós, neste momento) mas chegamos às Meias-Finais da Champions e damos um passo de gigante para aproveitar "escorregadelas" dos nossos adversários Braga e FC Porto.

Para amanhã a chave será marcar cedo mais que um golo e gerir depois a vantagem. O grande perigo será a manutenção do 0-0 por muito tempo ou, pior, darmos hipótese ao adversário para marcar um golo complicando ainda mais a tarefa. Pede-se atitude "À BENFICA" desde o primeiro minuto, para marcarmos cedo mais que um golo. Depois, posse de bola inteligente para permitir descansar as principais "peças do nosso xadrez" para o grande jogo de dia 27 de Março contra o Chelsea.

Pessoalmente sinto-me confiante embora preocupado com o rendimento curto de alguns dos nossos jogadores. Também estou na expectativa quanto a Jorge Jesus sabendo que por vezes erra na avaliação dos desafios e aposta em demasia na "gestão de esforço".

E não trocava a nossa posição nestas 3 competições com a de nenhum outro clube em Portugal o noutro campeonato!!! Isso diz muito do que já fizemos até agora mas, mais importante, o que ainda podemos fazer até ao fim da época.

Sonho com o campeonato e a festa no Marquês de Pombal! E sonho com a final de Munique! Estamos tão perto mas ainda tão longe... Só há um caminho, aquele que nos tornou no maior Clube do Mundo: GANHAR!!! Simples, certo?

M.

2 comentários:

  1. M Falta acrescentar dia 18 - benfica-barcelona e dia 24 ... barcelona-benfica

    ResponderEliminar
  2. Calma Carlos...um passo de cada vez. Hoje Olhão: ganhar. Depois na 3ª: Ganhar. Mas só pensar no jogo seguinte depois de resolvido o próximo!!!

    ResponderEliminar