quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mítico Benfica

É hoje! Sim, hoje começa!

Não me referia aos jogos oficiais do Benfica mas sim à minha actividade como membro do “A Nossa Mística”. E vou iniciar talvez de forma polémica. Não por ser de uma família eminentemente sportinguista, porque isso só me tornou ainda mais benfiquista; Não por numa modalidade e, porque a pratiquei, não ser tão benfiquista quanto deveria, até porque isso me dá a distância razoável para não me deixar toldar por emoções desmedidas; Mas porque acho que o nome deste nosso blog não está totalmente correcto.

Coluna, grande capitão, não te enerves! O nome é bom! Passo a explicar. A Mística não é minha, nem tua nem nossa. É algo superior aos seres humanos que servem a instituição Benfica. Esse é o erro que se tem cometido, julgarem que a Mística é posse de alguém. A Mística é algo eterno que povoa a mente de todos aqueles que vivem o Benfica há mais de um século, uma força que une pessoas e tempo em torno de um nome, de uma cor, de um símbolo. É algo que é construído todos os dias e para a qual todos contribuímos, individual ou colectivamente, e que portanto não pertence a ninguém uma vez que é o dever de todos nós ir transmitindo, passando a Mística. Por isso digo que ninguém é detentor da Mística, mas entendo, porque me sinto parte dela.

Também acho que no caso do Benfica, a Mística já tem um S a mais. Acho que no caso do Benfica já é Mítica, e não Mística, a história construída em tão pouco tempo. Sim porque um século e picos nada representam na história da Humanidade. No entanto, eu até me atrevo a dizer que vai muito além da data da sua fundação a História do Benfica. Muitos já eram benfiquistas antes do clube ser fundado, até antes do futebol ser inventado. Senão reparem. São Jorge era conhecido porque matava dragões e os Romanos tinham como Augusto Símbolo uma Águia; Viriato também era benfiquista! Também ele combatia bárbaros vindos de terras do norte. D. Afonso Henriques batia na mãe porquê? Porque o Benfica não ganhava! Está bem! Também não existia, mas foi ele que começou por criar as condições para o Benfica existir. Afinal, nem ele quis ficar no norte e veio por aí abaixo.

Mas Coluna… Este blog não é o Benfica, é a nossa forma de ser benfiquistas e de transmitir a mística e a mítica do Glorioso. Por isso esta será “A Nossa Mística”, o nosso contributo! Afinal o nome é excelente!

Sem comentários:

Enviar um comentário