terça-feira, 26 de julho de 2011

"Os Turcos estão a chegar!!!"


Alguns sociólogos e antropólogos consideram que o futebol é uma manifestação moderna de fenómenos associados às guerras nos seus elementos mais básicos. No fundo hoje transferimos para o futebol, em termos de comportamentos sociais, o que antigamente se fazia quando havia uma batalha ou uma Guerra.

Nos dias que correm Portugal e a Turquia, embora em extremos opostos da Europa, são aliados na NATO e, contam com algumas décadas de colaboração e cooperação. Somos amigos, apesar das diferenças...

Mas nem sempre foi assim! Desde o século XV e até meados do século XVIII foram vários os conflitos abertos entre o Reino de Portugal e o então Império Otomano.
Antes dos portugueses imporem, pela força das armas, a presença portuguesa no Oceano Índico o comércio das especiarias, pelas rotas mediterrânicas, era dominado pelos Otomanos. As naus da Cruz de Cristo impuseram um novo domínio, conquistando pontos estratégicos (Goa, Ormuz, Malaca, entre outros) que permitiram o controlo dos principais pontos de origem e comércio daqueles produtos. Vendo o seu domínio posto em causa, da Etiópia a Malaca, passando pelo Golfo Pérsico, os turcos tudo fizeram para contrariar e destruir as pretensões dos portugueses e seus aliados. Passámos os restantes 3 séculos em combates marítimos e terrestres com os Otomanos, numa altura em que o grito “Os Turcos estão a chegar!!!” era suficiente para nos pôr os sentidos em alerta, prontos para a batalha.

Já não estamos em guerra com o Império Otomano mas amanhã, quando soar o apito para o jogo da 1ª Mão da 3ª Pré-Eliminatória da Champions League entre o Sport Lisboa e Benfica e o Trabzonspor vai voltar a ouvir-se “Os Turcos estão a chegar”.
Como o Gama ou o Albuquerque, nas suas naus de outros tempos, amanhã vamos navegar para a vitória. E, sem feridos nem mortos, vai ser uma batalha em campo onde vai valer tudo, dentro das regras, para ganhar aos Otomanos. Novamente!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário