terça-feira, 6 de março de 2012

Alternativa à Sport TV









Um modelo de negócio alternativo ao actual passaria por transmissão exclusiva dos jogos através da Benfica TV. Aqui o modelo de exploração das transmissões televisivas poderia assentar numa solução Pay per View.

Actualmente um cliente da Sport TV paga um valor mensal por todos os canais desta empresa. É válido.

O Benfica teria que optar por uma solução, tecnologicamente até simples de implementar, de permitir a quem tem a Benfica TV de pagar para assistir ao(s) jogo(s) em casa do SLB que pretender:
- Em regime de jogo por jogo, com um valor por cada um
- Através de um pacote anual com todos os jogos que permite um encaixe inicial de valor com um desconto sobre todos os jogos de uma percentagem pré-definida (tal como os lugares cativos ou Red Pass actual).

Considerando os 15 jogos por época e dividindo estes em jogos com equipas mais pequenas (13) e os clássicos com o Sporting e FC Porto. Se o Benfica cobrasse 5 € por cada um dos jogos com equipas menores e 10 € pelos jogos com Sporting e FC Porto, teríamos um nível de receitas entre:
- Cem mil espectadores pagantes - 8,6 milhões de Euros/época
- Um milhão de espectadores pagantes - 86 milhões de Euros/época

Por pagantes, consideramos sócios, simpatizantes, bares e cafés, restaurantes. O âmbito é global, ou seja, não se limita neste caso ao território nacional até porque temos muitos benfiquistas espalhados pelo mundo.
Isto sem receitas de publicidade incluídas e sem a revenda destes direitos a televisões estrangeiras para o acesso das comunidades portuguesas no estrangeiro (para os espectadores que não usufruam do Pay-per-View). Por exemplo a TVI pagou 270.000,00 por jogo por 2 anos de transmissões da Liga ZON-Sagres...

Para além disso uma Sport TV sem os jogos em casa do Sport Lisboa e Benfica vale bem menos que actualmente em que pode passar todos os jogos do nosso clube (fora e casa). O que pode significar uma machadada real no sistema, cortando-lhe uma fonte de rendimentos interessante.

Outras conclusões:
1) A Olivedesportos vai rapidamente encontrar um candidato às eleições do Benfica (Setembro) que defenda os seus direitos.
2) Vamos ouvir falar cada vez mais de uma negociação colectiva dos direitos televisivos para "defender os interesses dos pequenos clubes" mas que será uma forma de a Olivedesportos tentar conseguir os direitos do Sport Lisboa e Benfica por outra via.
3) Mais importante se torna a conquista do campeonato este ano e no próximo como forma de mostrar que aliamos a esta pujança financeira, o acesso directo à Liga dos Campeões e os títulos. Além disso, ganhando o campeonato este ano, Luís Filipe Vieira garante desde já a reeleição.

Veremos as cenas dos próximos capítulos!

M.

7 comentários:

  1. Pois ... as contas até que poderiam estar correctas ... mas não te esqueças que terias de continuar a pagar a SporTV, pelo menos para assistir aos jogos do Benfica fora. Haja Guita.

    ResponderEliminar
  2. Se queremos limpar o futebol, jogos fora ouve-se no rádio!!

    ResponderEliminar
  3. Eu não pago sportv e muitos benfiquistas se calhar tb deixariam de pagar para verem só metade dos jogos. Já é altura das pessoas decidirem se querem o futebol como desporto ou se querem um canal de tv a decidir quem é campeão como acontece actualmente.

    Eu acho que para além do sistema pay per view através da Benfica TV deveria existir um sistema similar mas pela net. Isso permitiria servir todos os benfiquistas espalhados pelo mundo. Já existe sistemas desses, que até podem ter limitações geográficas no caso dos direitos serem vendidos a certos países. Não duvido que a exploração directa pode ser uma boa solução. Por exemplo no meu caso, eu não pago por nenhum serviço de televisão (tenho canais de borla mais do que suficientes), mas estou mais do que disposto de pagar o pay per view pela net.

    Mas entretanto acho que a direcção deveria criar regulamentos de clube que impedissem qualquer direcção de negociar os direitos televisivos sem o aval dos sócios. Isso assim impedia (em parte) a colocação de um fantoche da Olivedesportos ou qualquer outra empresa como presidente do clube.

    Podemos apontar muitos defeitos ao LFV, mas duvido que ele vá fazer um mau contrato para a SAD do Benfica da qual ele é um sócio maioritário.

    ResponderEliminar
  4. Jogos fora, ou vamos ao estádio onde o Benfica joga, ou vamos a um café beber uma jola, ou mesmo a casa de de um amigo lagarto cravar um jantar... É isto! É mesmo isto... Mas sabes que não estou assim tão confiante amigo Martins...

    ResponderEliminar
  5. E não esquecer... Não serão apenas 15 jogos! Vão passar a ser, pelo que dizem, a 17...

    ResponderEliminar
  6. Todos sabemos que o Glorioso é o 'actor principal', embora pago como secundário, desta 'telenovela futeboleira', que tem como 'testa de ferro', o amigo (dos Vieiras deste País!)o seu produtor principal ...

    Todos sabemos que o verdadeiro produtor da telenovela e o seu 'testa de ferro', além de controlo interno, têm direito de opção na produção da 'telenovela'.

    A situação que colocais, transmissões próprias, não passa - a meu ver - de uma hipótese académica que obrigaria o SLB a negociar, jogo a jogo, com cada um dos adversários que continuarão 'engessados', para utilizar expressão do mano Toninho, pela Olivedesportos

    ResponderEliminar
  7. O candidato da sporttv já existe! É LFV!!!

    ResponderEliminar