quarta-feira, 7 de março de 2012

A Mistica... e o miudo que não se calava...



Jogo de Champions League, um jogo que invariavelmente atrai ao estádio muita gente que normalmente vê os jogos em casa.

São fáceis de identificar, quer seja pelo desnorte, pelas constantes fotos ou simplesmente o ar de euforia por estar no estádio do Sport Lisboa e Benfica.

Ontem não foi excepção, mas o que não podia adivinhar era que ia calhar ao meu lado um desses estreantes...

Estava sozinho e ainda antes de começar o jogo este miúdo de cerca de 20 anos comentava para ele próprio mas de forma sonora tudo aquilo que o envolvia... "Epá hoje é para ganhar!", "Emerson tu joga à bola pá", "Maxi, anda gordo!".

Confesso que com os anos de estádio que vou levando, já me habituei a "desligar" dos comentários de quem está à volta. Concentro-me, entro no meu mundo e podem estar a falar de mim ao meu lado que vai dar ao mesmo. No entanto este miúdo não desligava, saia-lhe pela boca tudo aquilo que o seu cérebro ia  projectando... "anda", "mais juntos", "defendam", "corram". Era-lhe perfeitamente indiferente estar ali ou estar no sofá de casa a acompanhar sozinho o jogo.

Ao fim de 10 minutos já me estava a incomodar, eu nervoso, muito nervoso... e o miúdo só falava, só comentava, reagia a tudo. Sabia os nossos cânticos todos de cor e desdizia os cânticos dos adeptos do Zenith, "Querem o quê?", "Que língua é essa? Não se percebe nada do que dizem...".

Aos 15 minutos estava pontinho para o mandar calar... e é então que me apercebo, "este miúdo não faz por mal... ele também está no mundo dele e à maneira dele, não faz mais do que sentir e viver o jogo da sua equipa do coração como sabe... este miúdo está a sentir aquilo de que muitos só falam, este miúdo está a sentir a Mistica!"

Comprou lugar para ver o Benfica, foi sozinho, não precisou de se sentir num grupo para se sentir Benfiquista, vibrou como vibraria em casa, vibrou como sabia, mas acima de tudo, reagiu a cada momento com o coração, na convicção que estava entre irmãos, inserido numa verdadeira família, a nossa família, a Família Sport Lisboa e Benfica!

Percebendo o que ali estava sorri e disse-lhe: "É isso miúdo!, vamos ganhar!". Sentiu-se ainda mais à vontade e foi vê-lo dar largas à imaginação até ao apito final.

É isto a Mística, é isto o que nos faz sentir em nossa casa ao entrar naquele estádio, é o sentido de pertença e ao mesmo tempo de profunda comunhão, mesmo que estejamos apenas... no nosso mundo...

Sport Lisboa e Benfica!
SEMPRE!!

HJB

2 comentários:

  1. Um belo post! Esse miúdo é o exemplo que a mística está bem viva! E é nestes jogos que ela mais se enraíza nos nossos corações de adeptos! O Benfica precisa destes jogos Europeus todos os anos para voltar a ser o Grande Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Aproveito já agora a convidar que visite o meu blog http://nosqueremosobenficacampeao.blogspot.com/ e a coloca-lo na vossa lista de blogs.

    O vosso já consta da minha!

    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar