quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EM BUSCA DE... PEPA!


PEPA, nome de futebol de Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, fez a formação no Sport Lisboa e Benfica e no dia 23 de Janeiro de 1999 com apenas 18 anos estreou-se na equipa principal.

O Sport Lisboa e Benfica jogava com o Rio Ave e ganhava por 2-1, quando ao minuto 89', Pepa teve a oportunidade de jogar. Uma daquelas substituições que nos habituámos a ouvir os comentadores apelidar de "para queimar tempo".

O certo é que da primeira vez que tocou na bola, isolou-se após passe de João Pinto e marcou golo. 3-1, vitória do Sport Lisboa e Benfica e em apenas 1' nascia uma nova promessa do futebol do Benfica.

Nas palavras do prórpio:
"Foi um passe do João Pinto. Se tivesse apanhado um fiscal-de-linha que tivesse dormido pouco se calhar tinha assinalado fora-de-jogo, mas eu não estava. Recebi de pé direito, ajeitei com o esquerdo e depois rematei de bico, à Romário"


Conscientes da promessa que era mas também da necessidade de evoluir, o Sport Lisboa e Benfica entendeu que devia "rodar" e emprestou-o ao "Lierse" da Bélgica.

Porque é que nunca mais ouvimos falar deste talentoso jogador?

O próprio Pepa explica ao lembrar o golo que marcou pela equipa principal:

"Foi um dia de contrastes. É o sonho de qualquer miúdo, mas agora, se me dessem a escolher, tinha preferido afirmar-me aos poucos. Na altura deslumbrei-me. Surgiram logo muitos parasitas"

Muitos sofrem do mesmo mal, Pepa era um jovem com muita margem de progressão, mas quando marcou aquele golo, para o seu agente passou a ser apenas um cifrão e o objectivo passou a ser apenas um, transferi-lo.

Alguns jogadores melhor aconselhados, ao invés de seguirem o que dizem os empresários ouvem a familia e os amigos, outros, sem essas mais valias, são presas fáceis...


As pressões do empresário Paulo Barbosa junto de Luis Filipe Vieira para que os "seus" jogadores, jogassem, redundou na incompatibilização entre os dois, com prejuízo, óbvio, para os atletas seus representados.

Na verdade, o momento para os atletas despontarem, raras vezes bate certo com a pressa dos empresários em com eles facturarem. Sendo assim, começou a pressão para se transferir, juntamente com Rui Baião e Jorge Ribeiro, para o Varzim (Segundo constou na altura, a caminho do FC Porto).

Oiçamo-lo:

"Foi o maior erro da minha vida. Tinha mais quatro anos de contrato. Há gente que paga para jogar no Benfica, eu implorei para sair."

Escusado será dizer que se havia interesse do Porto seria apenas em prejudicar o Sport Lisboa e Benfica, privando-o destes activos, o certo é que nenhum foi contratado pelo Porto e tirando Jorge Ribeiro que voltou a nosso clube (ainda estou para perceber porquê...), todos os outros tiveram carreiras apagadas e sem qualquer relevo.



Que as palavras de Pepa sirvam de lição aos atletas mais novos que chegando à idade de sénior começam a ficar impacientes para ingressar no plantel principal.

Tudo tem o seu tempo...

Se esta história tem um final, ainda assim, feliz deve-o ao Sport Lisboa e Benfica que contratou Pepa na época passada para coordenador técnico dos Juniores, sendo actualmente o treinador adjunto dos Juniores A. Outros há que simplesmente desapareceram no éter...

Que tenha como técnico o sucesso que a falta de cabeça e os amigos de ocasião lhe roubaram!

SPORT LISBOA E BENFICA!
SEMPRE!!

HJB

Sem comentários:

Enviar um comentário