sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A vitória da Medianocracia

Selecção - Escolha criteriosa e fundamentadaEleição; Conjunto dos melhores atletas, em qualquer modalidade, escolhidos para representarem um país ou uma região num encontro desportivo.

Mérito - Características que tornam alguém digno de apreço; Aquilo que alguma coisa tem de bom, de apreciável; Aptidão, capacidade; Superioridade, excelência. 

Pela Selecção Nacional passaram, desde os primeiros encontros internacionais, os maiores vultos do futebol nacional. Independentemente dos clubes onde jogavam, das rivalidades internas, do percurso das equipas onde militavam, a selecção era o espaço de união de esforços. Sempre houve tricas e questões com quem seria ou devia ser ou não seleccionado mas poucas vezes essas dúvidas eram mais técnicas.

No futebol comercial actual a Selecção é uma montra internacional, é um meio para valorizar (muito) jogadores que de outra forma não valeriam mais (logo não beneficiariam mais os seus clubes e empresários). Tenho receio que os critérios técnicos, que deviam ser os únicos na avaliação da presença (ou não) de um jogador na "equipa de todos nós", são cada vez mais preteridos em função de justificações menos claras e mais subjectivas.

Quando deixamos de avaliar o mérito de alguém para determinada posição, abrimos a porta à Medianocracia em que não são os melhores a participar dessa selecção...

Ainda me emociono com o hino mas não alinho em argumentos patrioteiros de que temos que apoiar apenas porque é representativa de Portugal. Se fosse representativa, não seriam estes os jogadores a apresentar... Vou ver o jogo mas sem grandes expectativas.

M.

PS: Cristiano Ronaldo não tem categoria para ser capitão da Selecção Portuguesa. Pode ser o melhor ou um dos melhores do mundo mas continua a ser pequeno demais poder usar aquela braçadeira. Coitadito, foi provocado e por isso teve que responder... Bulls**t!!! Pelo que ganha e pela responsabilidades que a sua carreira assume, tem obrigação em gerir isso com outra atitude e maturidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário