segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Em quarentena...

Depois de o exército inglês ter sido salvo no Milagre de Dunquerque, no início da 2ª Guerra Mundial, os ingleses festejavam como se tivessem ganho uma batalha. Churchill, sábio, aprontou-se a dizer que uma guerra não se vencia com retiradas... E eu digo que um campeonato não se vence com empates!

Tenho defendido aqui a nossa equipa mesmo quando saio dos jogos com a sensação nítida que podemos e devemos fazer muito mais do que andamos a fazer nos últimos 4 desafios. Tenho sido um "optimista" e remado contra quem anda a chamar a atenção para a nossa falta de garra e de intensidade nos jogos. Tiro agora o chapéu ao meu colega de blog Hugo pelo que já escreveu sobre o assunto:

http://a-nossa-mistica.blogspot.com/2011/11/avestruz-nao-obrigado.html
http://a-nossa-mistica.blogspot.com/2011/11/o-misterio-corruptos-b-vs-sport-lisboa.html

Não comento os apagões como não me apetece discutir a arbitragem, frouxa, de Pedro Proença. Isso são temas que se discute quando não se quer ir ao fundo das questões. Se queremos ser fortes temos que primeiro olhar para nós e para o que temos que fazer melhor. Só depois podemos (e devemos) olhar para o que, fora da esfera do Sport Lisboa e Benfica, está mal.

Alguém que viveu muito intensamente o nosso clube durante décadas, em posições de destaque, dizia-me há pouco tempo que "Mística é ganhar"! Uma equipa que queira ganhar não pode jogar assim... Tem que, desde o primeiro minuto até ao apito final do árbitro, ir para cima do adversário e não descansar enquanto não marca 1, 2, 3 ou 4 golos sem resposta. Quando tem a bola, ter sempre como objectivo a baliza adversária (esteja ou não já a ganhar). Quando não tem, fazer tudo para a recuperar o mais depressa possível e o mais longe da sua baliza. Menos do que isto no nosso clube é crime!!!

Ontem entrámos em campo para não perder. Para que o resultado dos 2 ans anteriores não se repetisse. Jorge Jesus montou uma equipa de combate, com um meio campo cheio de força e usando Ruben Amorim como arma secreta (como tinha feito com César Peixoto no ano passado no Dragão). E até entrámos bem no jogo mas como é habitual, perdemos fôlego alguns minutos depois do jogo começar... Com as paragens (3 falhas de luz eléctrica!!!) o Braga foi crescendo e aos 80 minutos da 1ª parte marcou de grande penalidade.

Para a 2ª parte, quando devíamos ter corrigido o tiro e ir para cima do Braga, continuámos em contenção. E marcámos num golo de ressalto... Não me parece que tenhamos tido a melhor atitude na abordagem ao jogo (demasiado defensivos) como não fomos grandes durante a partida para superar os obstáculos que nos foram sendo colocados...

Com uma equipa com tantas soluções, onde têm aparecido boas surpresas como Nolito, Bruno César e Rodrigo continuo a não perceber o futebol praticado e a atitude ao longo dos 90 minutos nos últimos jogos...

Continuamos imbatíveis, estamos na frente da liga com 3 deslocaçõs difíceis feitas. Podemos encontrar nos "eventos" que nos têm acontecido algum atenuar dos resultados menos bons que temos tido. Mas não tapem o Sol com a peneira, abram os olhos e pensem bem como querem continuar esta época.

Para já ponho a equipa em quarentena até voltarem a fazer um jogo de encher o olho...

1 comentário:

  1. Martins, até consigo compreender o que dizes, mas desculpa que te indique alguns pontos importantes. Em primeiro lugar, acredito que o Jesus é o melhor treinador do Benfica dos últimos 20, e que não há ninguém com mais vontade de ganhar em qualquer estádio do que ele. Mas felizmente que ele, apesar de vários defeitos, tem aprendido algumas coisas ao longo do tempo que está no Benfica. E a primeira que ele aprendeu é que não vai ganhar todos os jogos, depois aprendeu que, se tiver a mesma abordagem em todos os jogos (vamos para cima deles, até os comemos, etc...) vai dar-se mal assim que encontrar níveis de exigência superiores (exemplo disso é a diferença na nossa campanha da LC do ano passado para este ano). E depois, o nosso campeonato tem condicionantes muito específicas, e o campo dos pedreiros está cada vez mais particular... Não fiquei satisfeito com a exibição de ontem assim como não fiquei com a do dragão ou como as duas últimas. A verdade é que os corruptos 1 e 2 têm menos 2 pontos cada um relativamente ao ano passado e nós temos mais 2. Só para finalizar, quando ele meteu o Peixoto ganhámos por 2-0 no jogo da taça...

    ResponderEliminar