quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Parabéns JULIO COSME DAMIÂO!



Em 2 de Novembro de 1885 em Sintra, nascia Júlio Cosme Damião (126 anos), aquele que é provavelmente a maior figura da história do Sport Lisboa e Benfica.

Foi pela mão de Cosme Damião que foi redigida a acta da reunião ocorrida na Farmácia Franco em Belém que viria a constituir a fundação do nosso grande amor, na altura "Grupo Sport Lisboa".



No entanto Júlio Cosme Damião não foi apenas um dos Fundadores do Sport Lisboa e Benfica, foi também jogador, de 1907 a 1916, jogando a médio centro e tendo marcado 14 golos em 76 partidas de "football"; foi treinador de 1908 a 1926, ou seja, uns hoje impensáveis 18 anos consecutivos; foi ainda jornalista e acima de tudo a "Alma" do nosso Sport Lisboa e Benfica.

Respeitado pelos seus pares, projectava-se com uma humildade genuína e um sentido de justiça que não admitia qualquer abalo.

Como Capitão Geral a sua palavra era lei, e o respeito dos pares inquestionável, como exemplo conta-se um episódio ocorrido em 1911. O Sport Lisboa e Benfica fazia uma das suas primeiras internacionalizações, jogando em Espanha com o "Corunha" e Artur José Pereira, jogador que era temido pelos adversários devido ao seu enorme poder físico, era o alvo preferencial das picardias dos adeptos espanhóis desde o primeiro encontro em casa na tentativa de o desestabilizar. Não suportando, injuriou um dos adversários, facto que ocorreu "na presença de algumas damas que assistiam ao jogo". Júlio Cosme Damião assim que tomou conhecimento do ocorrido e na qualidade de capitão, expulsou de campo o seu próprio jogador! Diga-se que Artur José Pereira só assistiu ao banquete final porque os dirigentes do "Corunha" intercederam junto de Cosme Damião...

Em 1926 encabeçou a lista que ganhou as eleições à Presidência do clube, cargo que optou por não assumir, por se considerar "demasiado novo" para tal responsabilidade. O seu Amor e respeito pelo Sport Lisboa e Benfica sempre se sobrepôs a qualquer ambição pessoal.



A tua memória continua viva! Nós sabemos honrar a nossa história e os nossos heróis!




Parabéns Júlio Cosme Damião!
OBRIGADO PAI FUNDADOR!

2 comentários:

  1. Honra Eterna a quem ousou sonhar!
    Descansa em paz Júlio Cosme Damião

    ResponderEliminar
  2. Nunca existiu um Júlio Cosme Damião. Esse erro consta de uma biografia mas é isso mesmo: um erro. É importante que os Benfiquistas não propaguem o erro.

    Existiu sim um homem chamado Cosme Damião que foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa.

    http://serbenfiquista.com/forum/imortais/cosme-damiao/750/

    http://em-defesa-do-benfica.blogspot.pt/2014/12/cosme-damiao-principio-e-fim.html

    De resto excelente evocação do maior de todos os Benfiquistas.

    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar