segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Na Arte da Guerra



"Toda a guerra é baseada na dissimulação.
Assim, quando capazes de atacar, devemos parecer incapazes; ao utilizar nossas forças, devemos parecer inativos; quando estamos perto, devemos fazer o inimigo acreditar que estamos longe, quando longe, devemos fazê-lo acreditar que estamos perto." SUN TZU - "A Arte da Guerra"

Aconselho a todos a leitura da entrevista de Luís Filipe Vieira à Revista Única do Expresso. Finalmente o presidente do Benfica percebeu como lutar contra os nossos adversários (e não inimigos como muitos querem fazer parecer). Contra quem age à margem da lei, temos que ser (e parecer) limpos, contra quem domina o sistema, temos que denunciar os podres e mostrar, em campo, que somos melhores. Contra quem ganha há 25 anos como nenhum outro, temos que ser ainda melhores! Não há volta a dar, por muitos argumentos contra o "Sistema", o Porto tem ganho (bem ou mal, não me interessa). Porque ver os problemas apenas fora do Benfica é não enfrentar as nossas fraquezas. E temos tido demasiadas nos últimos anos...

Devemos apoiar-nos na nossa dimensão para saltarmos mais longe. É com cada vez mais sócios, cada vez mais receitas, cada vez mais apoiantes que conseguimos construir equipas competitivas não apenas no curto-prazo mas também a médio prazo. Mas se por um lado precisamos deste esforço para ter argumentos (jogadores, terinadores, staff de qualidade), há que encontrar um rumo, uma estratégia de longo prazo. E que a meu ver, está a ser (bem) conseguida:
1) Conseguir extrair real valor de bens que estão a ser desperdiçados (por erros passados) como as transmissões televisivas, com realce para a Benfica TV como alavanca presente e futura
2) Apostar na formação como principa fonte de jogadores para a equipa principal. Ainda não estamos neste patamar mas há sinais que a fonte, outrora seca, começa a correr novamente com cada vez mais valores a despontar.

Somos muitas vezes criticados por "vivermos no passado" e não sermos um clube com títulos recentes. Estas afirmações não andam longe da verdade mas qualquer outro clube que tivesse passado pelo que nós passámos nos últimos 20 anos estaria certamente na falência. É nas referências do passado que temos que encontrar exemplos, é na Nossa Mística que conseguimos inspiração...para ganharmos o presente.

Sem comentários:

Enviar um comentário