sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O que está em jogo hoje...


O Benfica não entra em campo esta Sexta-Feira mas não estamos longe da verdade se dissermos que está em jogo toda uma época no sorteio desta manhã.

O que está em jogo?
Em primeiro lugar, o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões traz o prestígio de estar presente no mais importante palco do futebol mundial. Para mim a dimensão e passado de um clube como o Benfica "obriga" a que esta competição seja o seu habitat natural e não casuístico.

Depois o dinheiro porque o potencial de ganhos nesta competição permitem pagar os investimentos feitos bem como pensar o futuro de outra maneira. E na luta com os nossos adversários internos isso vale ouro! Podemos ter mais sócios, mais adeptos, mais assistência no estádio mas para desiquilibrar precisamos ter mais capital e mais capacidade de investimento.

Finalmente, estar na Liga dos Campeões permite mostrar o nosso plantel e valorizar ainda mais os jogadores que, infelizmente, temos que transacionar com lucro para poder manter o ritmo de cresscimento do clube.

Quem no pode calhar?
Sendo cabeças de série, fruto do percurso dos últimos anos na Europa, o Benfica evita outros colossos e vai enfrentar supostamente "equipas de 2ª linha". E aqui as aspas são muitas porque nomes menos sonantes podem trazer água no bico. A saber (por ordem das equipas menos preferidas):

FC Rubin Kazan (Rússia) - 3º classificado da Liga Russa, bi-campeão nas duas épocas anteriores. Difícil pelo futebol praticado mas também pela distância a percorrer e pelo facto de estarem mais adiantados na época (o campeonato russo já começou). Ranking 56 da UEFA.

Udinese Calcio (Itália) - 4º classificado na Liga A italiana em 2010-11, uma equipa italiana é sempre de evitar pelo futebol que praticam e pela dificuldade que colocam aosadversários que apostam mais no ataque como o Benfica faz. Ranking 65 da UEFA.

FC Twente (Holanda), 2º classificado no Campeonato holandês no ano passado, vencedor em 2009-10, esteve na fase de grupos da Liga dos Campeões no ano passado. Bastante experiente, é treinada pelo conhecido Co Adriaanse (o que não sei se é bom ou mau...). Ranking 44 da UEFA.

FC Zurique (Suíça) - 2º classificado no Campeonato suiço no ano passado, vencedor em 2009-10 parece ser uma equipa limitada mas bastante compacta a defender e a jogar no contragolpe. Ranking 103 da UEFA.

Odense BK (Dinamarca) - Chegam a esta fase depois de eliminarem o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira, não é campeão na Dinamarca desde 1989. Ranking 104 da UEFA, parece ser a equipa que menos problemas colocaria ao Benfica.

Sendo um sorteio, venha quem vier é para eliminar sem desculpas. Para a fase de preparação da equipa, o ideal era conseguir evita os russos e italianos. Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário