terça-feira, 6 de setembro de 2011

Notas soltas...

Em primeiro lugar um obrigado a todos os que usam o seu precioso tempo para nos ler. É por vocês e pelo nosso Benfica que damos algo de nós aqui no A Nossa Mística. Tem-nos dado prazer contribuir com o que pensamos sobre o Benfica. Mas mais gosto temos em saber que estão aí, desse lado, a ler e a reagir ao que escrevemos.

Vamos ter novidades saborosas por aqui, mais textos, mais opiniões. Continuem por aí que vai valer a pena!

Deixo aqui algumas notas soltas sobre assuntos que, por si, davam para um artigo. Mas como o tempo é curto no regresso ao trabalho, deixo-vos aqui situações que têm deixado "a pulga atrás da orelha". Follow me:

A equipa com menos jogadores nacionais não é o Sport Lisboa e Benfica
Ah e tal que o Benfica é só estrangeiros e o plantel mais parece as Nações Unidas e afinal há uns malandros que pautam por apostar menos em jogadores portugueses... Mesmo sendo o clube cuja formação mais contribuiu para a Selecção Sub-21 que se sagrou Vice-Campeã no Mundial na Colômbia, fomos acusados pelos "comentadeiros" habituais como sendo o clube que menos aproveita jogadores nacionais.

Se gostava que o Benfica tivesse 5, 6 ou 7 jogadores portugueses no onze inicial? Claro que sim mas o futebol actual não se coaduna com nacionalismos bacocos. Por um lado existem jogadores bons a preços (aquisição e custos salariais) mais baixos noutros países e continentes. Por outro os jogadores nacionais são caros e exigem por vezes, no salto para o nível profissional, autênticas fortunas. Vi muita gente criticar alguns clubes (certas idilidades ficam sempre fora destas críticas...) por não terem mais jogadores oriundos da formação nacional. Ninguém (sublinho ninguém) chamou à razão os jogadores e os agentes que pululam em torno deles e que, demasiadas vezes, são os principais responsáveis pelo deslumbramento e queda de jovens que, antes de provarem terem valor, são grandes estrelas e exigem o que não valem...

Os números não mentem e são os 3 grandes, com o FC Porto à cabeça, quem lidera o pelotão dos que mais jogadores estrangeiros têm nos seus plantéis.


Presidente do Porto critica o clube que assediou Cristian Rodriguez, Sokota, Rui Águas, Iuran, Kulkov, Maniche, Deco, etc, etc, etc
Então, tal como virgem ofendida, Pinto da Costa vem agora criticar o Chelsea por assediar um jogador azul-e-branco?!?!? Provando do seu próprio veneno, engasga-se... Ao menos seja coerente e esteja caladito, peça um café com leite que isso passa-lhe! E de tanto louvar o Kléber... se calhar ele não é assim tão bom... E os zun-zuns de insatisfação do plantel do Porto face à saída de Villas-Boas...?

Entre Mercenários e Desertores, a Selecção parece mais a Terra de Ninguém...
Com Carlos Queirós, a sua "selecção" de jogadores vivia separada do país. Poucos apoiavam de alma e coração aquele grupo de jogadores que tentava formar uma equipa "de todos nós". O Professor nunca será um bom treinador, quanto muito é excelente teórico e domina toda a técnica de treino. Mas está longe de saber gerir emocionalmente um conjunto de egos e divas que é uma Selecção de Futebol.

Sempre gostei de Paulo Bento. Como jogador, lembro-me que dava tudo em campo num Benfica, à época, que tinha poucas razões para sorrir. Mesmo quando foi treinador dos nossos vizinhos da 2ª Circular, achei que tinha algo de especial. Depois de sair, viu-se o limbo em que o Sporting caiu... Quando se tornou seleccionador nacional pensei que fazia todo o sentido e ninguém melhor que ele para recuperar a alma perdida da equipa das quinas. Os resultados falam por si e embora as exibições não "encham o olho" ao menos estamos no caminho certo para chegar à fase final do Europeu 2012!

Ricardo Carvalho é um jogador de excepção, dentro e fora de campo. Reservado, educado, tem um estilo de jogar distinto dos habituais centrais portugueses. A sua carreira internacional demonstra o carácter e o que tem de diferente face a jogadores na mesma posição.

Fosse outro jogador mais problemático ou com um perfil mais agressivo e a situação do abandono do estágio seria mais simples de explicar. Para mim Paulo Bento e Ricardo Carvlho estiveram mal. O defesa central porque perdeu toda a razão quando abandona o estágio na véspera de um jogo determinante apenas e só porque não ia ser titular. O treinador porque devia ter previsto a situação e, depois, tratá-la de forma mais reservada. Assim ficamos todos a perder...

Entre Futsal e Atletismo, o Benfica mostra-se nas modalidades!
A época de Futsal começou da melhor forma com uma vitória sobre o nosso arqui-rival (não inimigo, como outros às vezes nos querem...). Mostrámos valor, persistência, capacidade de ultrapassar as dificuldades e resiliência (uma palavra tão na moda...). Que seja um bom pronúncio para o resto da época!

No Mundial de Atletismo, em Daegu (Coreia do Sul) Portugal mostrou-se ao seu nível. Somos um país de poucos recursos (Financeiros e Humanos), onde é cada vez mais difícil formar atletas de alto rendimento. Mesmo sem conseguir medalhas, conseguimos resultados bastante interessantes. Desde logo o 5º lugar do nosso Nélson Évora, os 6ºs lugares de Marco Fortes e Susana Feitor bem como os restantes resultados na Marcha e a prestação na final do Salto em Comprimento de Marcos Chuva. Os atletas que representam o Benfica estiveram bem acima das expectativas e espero ver uma maior aposta do Benfica nesta modalidade (em especial ao nível da formação).

M.

2 comentários:

  1. Não é preciso agradecer que temos gosto em vos ler:

    Um prosa bem arrancada e com muito mistica, apenas discordo numa coisa: Não é certo que estejamos no bom caminho para o Euro2012!!!

    A Dinamarca não é Chipre e o árbitro pode não ser tão amigo!

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Alberto,

    Obrigado pelo comentário. Quanto ao Euro 2012, estamos melhor agora que há um ano... Tenho (quase) a certeza que vamos lá estar.

    M.

    ResponderEliminar