segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um Espião no Dragão - 2ª Parte, Behind Enemy Lines


Estão a ver aquele ponto vermelho na bancada? Sou eu!!!


Infiltrado em território inimigo, tinha conseguido chegar ao objectivo sem ser detectado. Apesar de perigosa, a viagem até agora tinha corrido pelo melhor...

Entro no Estádio, depois da habitual busca. De repente vejo-me na bancada central do Dragão, rodeado de adeptos e simpatizantes do FC Porto. Mais uma vez, não se vislumbra qualquer referência ao Benfica a não ser naquele canto do topo Norte. E os nossos heróis no campo, claro.

Surpreendeu-me que tivessem apresentado a nossa equipa, que a nossa bandeira tivesse a mesma dimensão da do FC. Porto e que não nos tivessem discriminado na habitual antecipação do jogo. Só mais tarde soube que estavam presentes delegados da UEFA...aaahhhhhh!!!

Nas bancadas, o habitual comportamento face à nossa equipa, aos jogadores e equipa técnica. Business as Usual. Antes do apito, apanho atrás de mim um comentário do género "tu já viste que não há um único benfiquista aqui?"..."pois", responde outro,"estão escondidos pelos camarotes e ali na bancada, que tristes"... Mal sabiam que estava ali um "LAMPIÃO"!!!

Não sabem o orgulho que senti quando os nossos 2500 bravos começam a apoiar a nossa equipa e a fazer tanto barulho quanto os 47500 portistas... Vieram-me as lágrimas aos olhos e não foi por me doer ver tanto azul à minha frente...

Todos os espiões sabem que a pior coisa que lhes pode acontecer é, no meio de uma missão, serem desmascarados. Aliás, nos filmes deste género, há sempre um vilão que conhece o herói e o denuncia para o pôr em perigo... E não é que no meio de 50000 pessoas, consegui sentar-me ao lado de um colega de trabalho!!! Vá lá que não me reconheceu como sendo do Benfica senão...  

Começa o jogo e a minha vida complica-se... É que a cada jogada da nossa equipa, a cada simulação de um portista, a cada erro do árbitro só me apetece gritar e puxar pelos nossos... Não há pior situação que querer fazê-lo mas sentir que isso é colocar uma corda no pescoço... Ali estava eu no meio dos fanáticos, a desejar ser teletransportado para perto dos nossos... Acreditem, é das piores sensações do mundo... Pelo menos estava a uns metros do nosso banco e conseguia quase ouvir o que diziam entre eles!

A primeira parte foi má para nós, com todos os que me rodeavam em festa, afirmando que "este ano vai ser como o ano passado..." e "estes estão pior do que quando levaram 5-0". Depois o golo... e eu calado, tentando não me manifestar. As simulações de agressões, o jogo sujo, as maneira como comentavam o jogo... Finalmente o intervalo, bebo qualquer coisa para me acalmar... Ao ver aquele ambiente percebi que por muitos anos que passem, aquela nunca será a minha praia... Felizmente.

Assim que me sento para a 2ª parte... GGGGOOOOOLLLLLLLOOOOOOOOO!!!! Salto do banco apenas para me sentar logo a seguir, tentando não "dar bandeira"... Sai um balde de água gelada para todos os que me rodeiam! Voltámos diferentes do intervalo, a arriscar mais e a perceber que talvez a derrota não seja assim tão inevitável. O Porto marca de novo e regressa toda a lenga-lenga anti-benfica... Mas nota-se nervosismo, começam as bocas aos jogadores e treinador do Porto... Percebe-se que Vítor Pereira não controla o jogo e as substituições desmontam o domínio do Porto. O Benfica cresce e a minha esperança aumenta... De repente, à minha frente, Saviola faz um passe de costas... para onde está isolado Gaitán. Levanto-me e murmuro "vai...vai...vai"... Ele ouve-me e vai, corre, puxa da culatra atrás e... está lá dentro, TOMAAAAAAAA!!!

Largo um "FILHO DA P#&%" e fica tudo a olhar para mim... Como barulho de fundo os nossos festejam e calam o Dragão, se alguém merece festejar são vocês que tanto aguentaram antes e durante o jogo... À minha volta o coro de assobios e palavrões contra os de vermelho (mas também contra a equipa do Porto) aumenta... "Como é que é possível?" dizem... Sento-me e respiro fundo... Penso para mim que ainda vamos ganhar isto!!! Mas não, ficamos pelo empate, nada mau. Depois do jogo, mais que o Benfica, são os jogadores e treinador o alvo dos portistas. Percebo que começa a ser posta em causa a sua continuidade, ainda vai demorar mas a pressão é cada vez maior!

Fico sentado no meu lugar a respirar de alívio, sinto que valeu a pena mas que é capaz de ter sido uma experência a não repetir. Olho para o topo Norte do estádio e para os nossos jogadores a saírem para os balneários: "vocês hoje foram todos enormes". Sou dos últimos a sair, telefono para casa e troco SMS e mensagens no FB com quem acompanhou o jogo...

Regresso a Campanhã com um sorriso do mundo no coração e um ar de vitória... À minha volta, no Metro, só vejo decepção ("custa não custa?"), tristeza e raiva... Pouco me importa, o que quero é voltar a casa depois da MISSÃO CUMPRIDA!!!

4 comentários:

  1. Muitos parabéns :)
    Adorei o texto, mas para o ano podes ter companhia :)

    ResponderEliminar
  2. Mais que nós, aguentaste tu Pedro!!! É que nem brinques!

    Nós ali estamos juntos, cantamos, festejamos e choramos juntos! Agora tu estavas sozinho! Amarrado...Aguentaste bem!

    Eu no antigo Antro, o mais medonho, passei o mesmo e nao me aguentei! Por "sorte" perdemos e lá me safei...

    ResponderEliminar
  3. Tomaste quantos banhos mesmo?!!!!!
    Mnc

    ResponderEliminar
  4. Pedro, admiro muito a tua coragem! Há bastantes anos atrás (1992, 0-0), fiz o mesmo! Eu não tinha dinheiro para o bilhete, que já na altura era 25 Euros, e o meu pai trabalhava na Antena1. Entrei à borla, mas para os SuperDragões! eheheheheh...se eles sonhassem! Abraço. Pedro Alves.

    ResponderEliminar