sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um Espião no Dragão - 3ª Parte, Regresso a casa



Uma semana depois do jogo, fecho as crónicas dessa aventura na deslocação ao Porto...

Terminado o jogo ponho-me a caminho de Campanhã para regressar a Lisboa. Tendo em conta a hora, tinha 2 opções:
- Apanhar o Comboio Regional Porto-Lisboa, que saía às 1:30 e chegava à Gare do Oriente pelas 6:00.
- Conseguir entrar num dos 2 comboios especiais que transportavam os bravos adeptos do Benfica que tinham ido ao Dragão.

Entro na estação e está montado o circo: por um lado forte policiamento entre os comboios da liberdade e o resto da estação. Por outro um grupo, ruidoso mas pouco numeroso de adeptos do Porto que estava ali para algo mais do que apanhar o comboio...

Vou ao cacifo buscar a mochila e encaminho-me para as linhas 8 e 9 onde estão os comboios da liberdade. Primeiro obstáculo: quer a polícia, quer o segurança da estação não me deixam passar porque não venho com as "claques". Explico que sou do Benfica, que estive no estádio e que apenas quero voltar a casa... Irredutíveis, barram-me o caminho e dizem que pelo túnel da estação não posso passar.

Ok, por aqui não dá, vamos tentar entrar por onde os adeptos do Benfica vão chegar. Dou a volta à estação e pelas ruas mais esconças e escuras daquela zona chego à entrada secundária de Campanhã. Voltam a barrar-me a passagem pelos mesmos motivos. Se ao menos tivesse um cachecol ou camisola do Benfica, ainda me deixariam passar...

Regresso à estação e fico a ver sair os comboios da liberdade para Lisboa. Sinto-me como um prisioneiro que vê ali a sua última chance para a liberdade... Os comboios partem, a polícia levanta o cerco e fico à espera, 2 longas horas, pelo Regional... Eventualmente os tipos do Porto também desmobilizaram, quando viram que ali já não havia motivo de interesse.

Depois, 5 horas de viagem entre Porto e Lisboa, paragens em sítios como Esmoriz, Oliveira do Bairro, Pampilhosa, Soure, Caxarias, Riachos, Mato de Miranda, Setil, Reguengo/Pontevel, Virtudes entre muitos outros. Pouco dormi, quer pelo incómodo dos bancos, quer pela adrenalina do jogo e das aventuras desse dia...

Desembarco no Oriente às 6:07 da manhã, noite escura ainda e a caminho do carro, pela primeira vez em mutas horas, grito a plenos pulmões...BENFICA!!! Tinha falta disto...

Chego a casa podre de cansaço mas já com o jornal, gloriosas notícias, debaixo do braço... Fomos grandes nesse dia. Obrigado a todos os que, contra tudo e todos, foram ao Dragão e gritaram bem alto o nosso nome. Ganhei outro respeito a todos vocês!

M.

PS: Apesar de não concordar com muito do que se passa no reino do Dragão, gosto da cidade do Porto e das pessoas que lá vivem. Mais, tenho a certeza que existe no FC Porto muita gente que, rivalidades à parte, são bastante racionais e vivem o desporto e o futebol como ele é. À pessoa que me convidou e me permitiu viver esta aventura, um grande abraço e obrigado pela oportunidade que espero poder retribuir um dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário